O governador Cláudio Castro inaugurou o Laboratório de Extração e Análise de Dados da Polícia Civil, um investimento de mais de R$ 23 milhões em tecnologia de ponta. A iniciativa amplia em 16 vezes a capacidade de extração de dados de dispositivos eletrônicos, agilizando e modernizando as investigações.
“Com esta inauguração, damos mais um passo fundamental no fortalecimento da segurança pública”, afirmou o governador. “Esse investimento em tecnologia reflete nosso compromisso em modernizar as ferramentas de investigação e garantir resultados mais eficazes para a sociedade”, completou.
Localizado na Agência Central de Inteligência, no Centro do Rio, o laboratório conta com alta segurança e sistemas de biometria para acesso dos agentes. A Polícia Civil adquiriu a versão mais moderna do software Cellebrite, ferramenta que auxiliará na análise de dados e já se mostrou decisiva em investigações complexas.
“O governador está dando mais instrumentos para que os policiais possam fazer as investigações”, declarou o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi. “O que temos aqui hoje é um marco na história da Polícia Civil, com a valorização do trabalho humano e do serviço de inteligência”, finalizou.