Polícia Civil investiga denúncias de maus-tratos a animais no Zoológico do Rio

CPI da Câmara apontou que animais convivem com poeira, barulho e em meio a tapumes de obra. Reforma está atrasada devido à pandemia, afirma fundação que administra o parque

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Policiais civis fazem inspeção no zoológico Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

Depois de receber denúncias de que animais estariam sendo mau tratados no Zoológico do Rio, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) iniciou nesta quarta-feira (14/10) uma ação para apurar as acusações.

A ação no Zoológico do Rio foi deflagrada um dia após uma vistoria de membros da CPI da Câmara de Vereadores do Rio, que também foram apurar denúncias de maus-tratos aos animais.

O Zoológico do Rio de Janeiro será transformado em um Bioparque, porém, as obras do local, previstas para serem concluídas no fim do ano, estão atrasadas em função da pandemia da Covid-19. Segundo o Grupo Cataratas, que tem a concessão da Rio Zoo. A nova previsão é que o local seja aberto ao público no primeiro semestre de 2021.

urso no zoo 1 Polícia Civil investiga denúncias de maus-tratos a animais no Zoológico do Rio

Enquanto isso, os animais vivem em um canteiro de obras no meio de tapumes, serras elétricas e máquinas.

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de Vereadores apura irregularidades nas obras, como o desconforto nos bichos e desaparecimento de espécies.

Apenas 30% da reforma foram concluídos, incluindo o viveiro das aves, que representa uma das características do Bioparque: mais espaço e liberdade para os animais.

As mudanças no espaço, iniciadas em dezembro de 2018, provocaram barulho e os bichos tiveram que conviver a poeira.

As jaulas de animais como leão e tigre estão perto da rua onde passam os tratores, que trabalham cerca de 8 horas por dia. Especialistas ficaram preocupados devido ao estresse que o ruído pode causar aos animais. O elefante também passou a conviver com o barulho das máquinas.

Em nota, a Fundação Riozoo afirmou que não há indício de problemas de saúde ou de estresse entre os animais. e que o comportamento dos bichos é monitorado o tempo todo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Polícia Civil investiga denúncias de maus-tratos a animais no Zoológico do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui