Na manhã desta terça-feira (23/08), a Polícia Civil do Rio de Janeiro inaugurou uma nova sala de escuta especial na 18ª Delegacia Policial, na Praça da Bandeira. Desenvolvido com o apoio do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC), o espaço visa proporcionar um ambiente mais acolhedor e seguro para crianças e adolescentes vítimas de crimes na Grande Tijuca.
A sala, decorada com elementos lúdicos para garantir o conforto das crianças, foi projetada para minimizar o impacto emocional durante os depoimentos. O atendimento é realizado por policiais especializados em lidar com essas situações delicadas. Além disso, todos os depoimentos serão gravados para evitar que as vítimas tenham que repetir suas histórias, protegendo-as de revitimação.
O delegado Sandro Caldeira, titular da 18ª DP, destacou que a nova estrutura busca aprimorar o acolhimento e oferecer um atendimento mais humanizado, com o objetivo de melhorar o suporte às vítimas e acelerar o processo de investigação.
“Esse é um importante passo no acolhimento, ampliação e humanização do atendimento de menores vítimas, contribuindo, assim, com o rápido andamento das investigações. Trata-se de projeto pioneiro na região da Grande Tijuca, buscando, assim, um melhor atendimento à população”, comentou o delegado ao Jornal Grande Tijuca.
A inauguração contou com a presença de autoridades, membros do Conselho Comunitário de Segurança, representantes da comunidade da Grande Tijuca, a Associação de Moradores da Praça da Bandeira e o Conselho Tutelar.