Após denúncias recebidas pelo Linha Verde, programa de combate a crime ambientais do Disque Denúncia, agentes do Comando de Polícia Ambiental estouraram uma fábrica ilegal de cerol e linha chilena, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A ação, que aconteceu nesta sexta-feira (7), resultou na apreensão de 114 rolos do produto, que é quatro vezes mais cortante do que o cerol.
Ao chegar à casa, localizada na Rua Aliança, no bairro Cabuçu, a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Pedra Branca, se deparou com um homem que fugiu do local, deixando o portão da garagem aberto.
Na unidade, os agentes encontraram, além dos 114 rolos de linha chilena, 50 garrafas contendo cerol, máquina para a produção do produto e 40 carretéis.
Com base no artigo 56 da Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais), os policiais militares apreenderam o material e se deslocaram para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), onde a ocorrência foi registrada.
Um levantamento realizado pelo Linha Verde mostrou a ocorrência de mais de 9 mil denúncias de crimes ambientais desde janeiro deste ano. Desse total, 153 diziam respeito à produção, venda e utilização de cerol e linha chilena.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone 2253 1177.
Com informações da rádio Tupi.