Entulhos deixados há dias na Avenida Ruy Antunes Correa, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, vem preocupando moradores da região, ainda mais diante das fortes chuvas. Na lista, há até um ar condicionado e um fogão inteiro, além de muito lixo que sequer foi ensacado, exposto. “Está há dias e temos que fazer alguma coisa, pois pega chuva e não sabemos onde vai parar. Em um bueiro? Vai acumular água também”, reclama um pedestre, que soltou o desabafo nas redes sociais.
O problema relatado parece comum na região, mas para o subprefeito da Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima, é necessário atacar o principal causador do problema: a falta de informação. Ainda de acordo com Lima, o órgão, em parceria com a Comlurb, realiza ações de conscientização da população e já atuaram no Terreirão e no entorno do Canal das Taxas no Recreio dos Bandeirantes, em alguns condomínios da Barra da Tijuca e na Comunidade da Tijuquinha, que já conta com o serviço de coleta porta a porta desde o ano passado. “Essa comunicação se dá através da distribuição de panfletos, publicações em mídias sociais locais e até participando de reuniões em associações de moradores próximas dos locais onde o problema se torna recorrente”, explica o subprefeito.
Embora seja parte do trabalho da Subprefeitura encaminhar as demandas da população para os órgãos, Raphael Lima orienta que o serviço de remoção de entulhos pode ser agendado pelo sistema de atendimento da Prefeitura, o 1746, que funciona por telefone, pelo site e pelo aplicativo. “No caso da imagem feita na Antunes Correa, a solicitação já foi enviada para a coordenação regional da Comlurb”, garante.