Resultados da 7ª Pesquisa de Avaliação da Gestão Municipal, realizada pelo Instituto Rio21 em parceria com o DIÁRIO DO RIO, trazem uma análise sobre os sentimentos dos cariocas em relação à cidade. Embora a maioria dos cidadãos sinta orgulho de ser carioca, como foi mostrado nesta matéria, mais de 60% concordam com a afirmação “Tenho vontade de me mudar da cidade do Rio”.
A Zona Oeste, onde a gestão é pior avaliada, apresenta a maior recorrência de concordância com a vontade de se mudar, o que é esperado dado o descontentamento com a atual gestão nesta região. No entanto, é notável que mesmo na Zona Sul, onde a gestão é melhor avaliada, os níveis de concordância ainda são significativos.
Outro aspecto interessante é que a faixa etária entre 30 e 59 anos é a que mais manifesta vontade de se mudar da cidade, com percentuais de concordância acima de 70%. Esse dado pode sinalizar desafios específicos enfrentados por essa faixa etária, como questões relacionadas à segurança, mobilidade urbana e acesso a serviços públicos.
Apesar do orgulho que muitos manifestam por serem cariocas, a alta concordância com a vontade de se mudar indica a existência de questões significativas que precisam ser enfrentadas para melhorar a qualidade de vida na cidade. Assim, o orgulho por ser carioca poderá refletir um sentimento de pertencimento e de esperança coletiva pelo futuro da cidade.
Amigo meu morador de São Bernardo – caiu de moto aqui no RJ, ficou uma semana de molho – seu pai alugou uma vã, colocamos ele e fomos pra SB – no dia seguinte ja foi operado.
Detalhe, se não tivesse sido, o osso teria calcificado errado.
Isso aqui acabou!
vdd mesmo muita gente ja se mudou para outros estados, países e cidades menores dentro do estado do RJ, tudo menos ficar na capital…