Com uma programação com muitas atividades para celebrar o seu aniversário de 100 anos, a Portela inaugura, neste domingo (30), às 10h, uma biblioteca dentro da sua quadra, em Madureira, na Zoa Norte da cidade. A ação, que foi idealizada pelo Departamento de Cidadania da escola, acontece durante o último dia da Festa Literária da Majestade de Samba, a FLiPortela.
A diretora do Departamento de Cidadania, Helen Mary, comenta que a criação de biblioteca na quadra da escola era um sonho, que agora se concretiza e une o samba à cultura.
“É com enorme satisfação que vamos inaugurar nossa biblioteca que será um espaço de cultura, educação e lazer para a nossa comunidade. É importante demais abrirmos esse espaço no ano do centenário da Portela porque mostra que nossos fundadores estavam certos: samba é lugar de cultura, educação, arte, saúde e lazer. Estamos dando continuidade ao trabalho que foi iniciado por eles, a biblioteca nasce com esse propósito, além de ser também um local de resistência. Estou muito feliz”, celebrou Helen Mary.
O local, que contará com uma sala multimídia com computadores, também será voltado para a exibição de filmes, realização de workshops e palestras, além de contação de histórias. A biblioteca contará ainda com um sistema on-line para o empréstimo de livros, os quais poderão ser reservados pelo usuário e pegos, aos sábados, no próprio espaço.
O equipamento tem a apadrinhamento da Velha Guarda da Portela, que promete prestigiar o local para dividir histórias e ensinamentos com público. Outros segmentos da escola também participarão das atividades biblioteca da Portela, para que história e o legado centenário da Majestade do Samba sejam sempre lembrados.
A quadra da Portela fica na Rua Clara Nunes, nº 81, em Madureira.
As informações são da rádio Tupi.