Para você, cidadão carioca, soa estranho mencionar Natal e vacinação contra a Covid-19 e a gripe na mesma frase, pelo fato de serem coisas que não têm nenhuma ligação uma com a outra? Pois bem, uma unidade de saúde do Rio de Janeiro mostrou que não!
Em Santa Teresa, charmoso bairro da região central da capital fluminense, funcionários do Centro Municipal de Saúde (CMS) Ernani Agrícola montaram uma árvore natalina no local utilizando frascos de vacina já vazios que seriam descartados, visando conscientizar a população sobre a importância da imunização contra o Coronavírus e a Influenza.
Via Instagram, inclusive, a unidade se referiu à árvore como uma homenagem a pessoas que faleceram em decorrência da Covid ao longo da pandemia e também à ”ciência que luta pela vida”, o que foi corroborado pela diretora do local, Cristina Gonçalves.
”O sentido que queremos dar a esta árvore é de resistência, vitória e respeito pelo o que vivemos neste tempo. É a vitória de conseguirmos dar acesso à vacina, o respeito pelas pessoas que se foram e pelos familiares de quem não conseguiu viver este momento”, explicou ela.
Vale ressaltar que todos os frascos utilizados no trabalho foram rigorosamente esterilizados antes de serem manuseados pelos responsáveis por montar a árvore. ”Existe uma conduta rígida para o descarte destas embalagens. Todos os frascos passaram por procedimentos de segurança”, afirmou Cristina.
É importante mencionar também que a árvore de Natal representa um momento diferente da pandemia atualmente se comparado a 1 ano atrás, quando o número de casos e óbitos na cidade estavam em alta. Agora, o panorama é bem diferente, com a situação sob controle.
Para quem quiser conhecer a árvore, o Ernani Agrícola está localizado no número 8 da Rua Constante Jardim e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h. Na unidade, até o momento, já foram aplicadas mais de 42 mil doses de vacina contra a Covid-19.