Quando se pensa em praia na Zona Oeste do Rio de Janeiro, logo vêm à mente, por exemplo, a da Barra da Tijuca ou do Recreio dos Bandeirantes. No entanto, a região dispõe de uma em específico que é pouco comentada e não deixa nada a desejar em relação às demais. Trata-se da Praia da Joatinga, localizada no Joá, na divisa entre a Barra e São Conrado.
Apesar de pequena (300 metros de extensão) e de não ser acessível em dias de maré alta, devido ao mar encobrir quase toda a faixa de areia, a Joatinga é a queridinha de quem busca sossego e privacidade por aquela região. Ela tem contexto parecido com a Praia da Reserva, vale ressaltar.
Embora esteja localizada dentro de um condomínio fechado, a Praia da Joatinga é livre para utilização de qualquer pessoa. Para se chegar até ela de carro, é necessário pegar a Estrada do Joá e entrar no condomínio na Rua Pascoal Segreto. Depois de estacionar, o acesso é feito através de uma escada na Rua Sargento José da Silva, e de uma trilha com algumas pedras e trechos um tanto quanto íngremes, mas fácil de fazer até por crianças. Um importante ponto de referência é o Clube Costa Brava, que fica ao lado da praia.
”As praias da Barra costumam ser muito cheias, então, sempre que possível, opto por vir para a Joatinga. Adoro a tranquilidade dela”, diz Leandro Meirelles, morador da região.
Além dos banhistas, a Praia da Joatinga também é muito procurada por surfistas, devido às condições climáticas da região, proporcionando boas ondas. É importante destacar que, em dias muito quentes, o estacionamento na praia é bastante concorrido, devendo-se, portanto, chegar cedo para conseguir vaga. Além disso, geralmente, somente no verão há aluguel de barracas e cadeiras, sendo mais prudente levar seus próprios itens.
Se você procura uma boa opção de praia charmosa, um pouco mais vazia do que outras, mas não menos interessante, a Joatinga, sem dúvidas, é uma interessantíssima opção.