Famosas em Búzios, as praias da Azeda, de Tucuns e do Forno podem perder a certificação ecológica Bandeira Azul, por não cumprir as metas e critérios do inciativa de reconhecimento internacional de pontos turísticos especializados em praias. Os locais tiveram o selo suspenso pelo júri da programa.
A suspensão da Praia da Azeda ocorreu devido à qualidade da água. Já no caso de Forno e Tucuns o motivo foi a falta de guarda-vidas de plantão, além da melhoria na acessibilidade e de placas indicando a qualidade da água. O município tem um prazo de até 10 dias para comprovar a contratação da equipe e manter a Bandeira Azul, que é um dos mais prestigiados reconhecimentos internacionais para destinos turísticos de praia.
Em reunião na quarta-feira (29/11), entre as secretarias do Ambiente e Urbanismo e Segurança e Ordem Pública, ficou decidido que serão disponibilizados dois guarda-vidas fixos para ambas as praias, além de uma base provisória (tenda) com base frontal a posição da Bandeira Azul.
A secretaria de de Ambiente de Búzios informou que, anualmente, o município realiza 25 análises de água nas praias do Forno e de Tucuns para cumprir todas as exigências do Programa. Serão implantadas nos próximos dias placas fixas com anotações periódicas das balneabilidades das praias.
Já a coordenadoria de Guarda-vidas de Búzios também afirmou que mantém profissionais disponíveis nas praias do Município, especialmente nas que têm o selo Bandeira Azul.
Na Região dos Lagos, oito praias receberam a certificação, mas a gestão ambiental e critérios de qualidade da água têm deixado a desejar, e há investigações em andamento. Uma das poucas praias da região que não corre risco de perder o selo é a Praia do Peró, em Cabo Frio, que segue nos padrões requeridos.
A Bandeira Azul é um selo internacional concedido pela Foundation for Environmental Education (FEE), que avalia 34 critérios como o estado da água e a preservação do meio ambiente. Em outubro do ano passado, 12 praias do estado do Rio foram premiadas com o selo, conforme a lista:
Praia Lagunar Caiçara, Arraial do Cabo; Praia de Tucuns, Armação de Búzios; Praia do Forno, Armação de Búzios; Praia da Azeda e Azedinha, Armação de Búzios; Praia do Peró, Cabo Frio; Praia de Ubás, Iguaba Grande; Praia do Sossego, Niterói; Praia de Grumari, Rio de Janeiro; Praia da Reserva, Rio de Janeiro; Prainha, Rio de Janeiro; Praia das Pedras de Sapiatiba, São Pedro da Aldeia; Praia das Pedras de Itaúna, Saquarema.