Prédio do Colégio Padre Antônio Vieira, no Humaitá, é incluído como bem preservado na APAC

Um bem é indicado para preservação quando pertence a um conjunto arquitetônico cujas características representem a identidade cultural de um bairro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Prefeitura do Rio publicou na última terça-feira (16), no Diário Oficial, decreto que declara a preservação do edifício do antigo Colégio Padre Antônio Vieira, situado à Rua Humaitá, 52, no bairro da zona sul carioca. A medida, assinado pelo prefeito Eduardo Paes, incluiu o imóvel como um bem preservado da Área de Proteção do Ambiente Cultural (APAC) do Humaitá. Um bem é indicado para preservação quando pertence a um conjunto arquitetônico cujas características representem a identidade cultural de um bairro. 

Este é mais um exemplo de renovação e preservação da cidade, que permite a convivência harmônica entre antigas e novas edificações”, afirma o secretário de Planejamento Urbano, Augusto Ivan. Neste caso, a preservação garante que sejam mantidas fachadas, telhados e volumetria do edifício. Modificações internas são permitidas, desde que se integrem aos elementos arquitetônicos preservados. 

Com quase 1 século de existência, Colégio Antonio Padre Vieira anuncia fechamento no Humaitá

Localizado no interior do terreno do antigo colégio, o imóvel estava ocultado pela construção existente junto à testada do lote, ou seja, junto à rua. Em vistoria, foi detectado o valor arquitetônico da edificação, construída entre o final do século XIX e o começo do século XX e, portanto, o interesse de sua inclusão na APAC existente”, explica a presidente do IRPH, Laura Di Blasi

Com a medida, quaisquer intervenções físicas a serem realizadas no local deverão ser previamente orientadas e aprovadas pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prédio do Colégio Padre Antônio Vieira, no Humaitá, é incluído como bem preservado na APAC
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui