Prédio-símbolo do Corredor Cultural, no Centro, será grande magazine de produtos para festas

O imenso casarão, na Avenida Passos, 36, fica de frente para a SAARA, e tem 2.400m2. Em expansão, a loja Vivian Festas fechou a locação do espaço e deve inaugurar um novo momento para a região.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O grande e histórico prédio em estilo Art Nouveau, na Avenida Passos, será uma grande loja da Vivian Festas. Serão 2.600m2 dedicados a produtos para festas e para a casa. /Foto: Rafael Bokor - Rio Casas e Prédios Antigos

Um dos imóveis históricos privados mais bonitos e celebrados do Centro do Rio vai voltar a ter utilização comercial, após um longo período sendo usado apenas como espaço de eventos. O casarão da Avenida Passos 36 está intimamente ligado à história do varejo na cidade, tendo funcionado nele dois grandes magazines que fizeram história no passado: a Casa Lucas e a Casa Esperança, esta última uma das maiores revendedoras de eletrodomésticos na sua época.

Depois, o lindo imóvel de três pavimentos, fachada detalhada com belos vitrais e detalhes art nouveau foi adquirido pela histórica – e que ainda trabalha pesado no ramo de cama, mesa e banho – Casas Franklin, mas a empresa acabou se mudando para um imóvel quase em frente há alguns anos. Neste ínterim, o imóvel se tornou símbolo do projeto do Corredor Cultural Carioca, que protege os imóveis coloniais e da belle époque que são em grande número na região central. Com a decadência do Centro durante a gestão de Marcelo Crivella e a pandemia, vários imóveis do tipo ficaram vazios.

No esteio dos projetos de revitalização do Centro do Rio levados a termo pela atual gestão da Prefeitura, e com o aparente sucesso do Projeto Reviver Centro, especialistas começam a dar conta de que as coisas começam a melhorar na região, com várias locações e vendas de lojas e sobrados começando a ocorrer, ainda que, segundo eles, as salas e escritórios ainda estejam sofrendo com altas taxas de vacância. Um grande exemplo desse momento de otimismo é a negociação do emblemático imóvel, fechada esta semana, com a Vivian Festas, que, no ano que vem, inaugurará um de seus imensos magazines especializados em celebrar a vida – tendência que começo a voltar com força. O negócio foi fechado pela Sergio Castro Imóveis, no apagar das luzes de 2021.

Temos um departamento dedicado exclusivamente em tratativas de venda e locação de imóveis históricos. Não é qualquer empresa que sabe lidar com as especificidades de propriedades assim. É preciso o cliente certo, que entenda e respeite a história e os usos possíveis para um casarão. Não é à toa que nós mesmos ocupamos 3 imóveis centenários em uso com algumas das filiais da empresa”, gaba-se Rodolfo Rique, coordenador executivo da imobiliária que foi responsável pela negociação de propriedades como o Largo do Boticário, o Teatro Riachuelo (antigo Cine Palácio) e o Hotel Santa Teresa. A empresa afirmou que não pode revelar detalhes da transação.

Advertisement

As grandes lojas da Vivian Festas são bastante procuradas e badaladas, inclusive no Youtube e outras redes sociais. Segundo uma reportagem do Jornal Extra, a empresa começou sua trajetória de sucesso com duas lojas em Caxias e Nova Iguaçu. Chegou com estardalhaço à Barra da Tijuca, onde sua mega-loja rivaliza com as lojinhas do shopping Uptown, do outro lado da Avenida Ayrton Senna; hoje, a empresa é uma grande referência na cidade. Além de artigos para festas e comemorações, vende também coisas para o lar. A inauguração da loja da Barra, há dois anos, teve grande destaque.

Captura de Tela 2021 12 30 as 15.39.42 Prédio-símbolo do Corredor Cultural, no Centro, será grande magazine de produtos para festas
Loja da Vivian Festas, na Av. Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, no dia de sua inauguração. Foto: Divulgação

Para Marcio Roiter, presidente do Instituto Art Déco Brasil e especialista em design do século XX, “a originalidade e exuberância Art Nouveau da fachada com caracteristicas ecléticas se tornou o simbolo do Corredor Cultural, programa municipal de preservação arquitetônico-urbanistica do Centro do Rio, criado em 1984“. Roiter está finalizando a reforma da nova sede do Instituto que teve como presidente de honra o arquiteto e ex-prefeito Luiz Paulo Conde, no Jardim Botânico, e supervisionou diversas recuperações de imóveis no estilo eclético, como foi o caso das duas lindas casas que compõem a antiga Pensão Pick, onde Jacob do Bandolim aprendeu a tocar, na rua Joaquim Silva, 97 (hoje restaurante Bandolim). E finaliza, ensinando: “A águia luminária [Foto abaixo] nos faz lembrar as 5 águias esculpidas por Rodolpho Bernadelli, que em 1896 foram acrescentadas ao Palácio do Barão de Nova Friburgo à rua do Catete, e que nesta data se torna a residência oficial do Presidente do Brasil. Águias passaram a pousar em toda construção de luxo!“.

O negócio foi festejado também pelo Secretário de Planejamento Urbano, Washington Fajardo. Feliz com o bom andamento do Reviver Centro, que licenciou mais 217 novas unidades residenciais nos últimos dias, disse “que a Casa Pavão, para os íntimos, é o principal ícone do Corredor Cultural, tendo ornamentado e ilustrado a grande maioria do cadernos, brochuras e mapas que foram produzidos para este projeto urbano, considerado por muitos autores como o experimento urbanístico mais arrojado feito no Brasil depois da construção de Brasília”. Para Fajardo, “a renovação de uso da Casa Franklin vem ocorrer em ótimo momento, trazendo novos ânimos para o Reviver Centro, onde se beneficiará em breve da reforma urbana do SAARA promovida pela Prefeitura do Rio.”

A nova ocupante do lindo casarão tem tudo a ver com o ponto, que durante anos contou com a histórica Casa Turuna, especializada em artigos para festas e fantasias de carnaval. A Turuna, infelizmente, fechou as portas em 2020. Mas agora o Centro da Cidade ganhará substituta à altura; e com um espaço muito maior.

O imóvel foi alvo de uma sessão de fotos do site Rio – Casas e Prédios Antigos, de Rafael Bokor. E a beleza do seu piso de ladrilho hidráulico, belos vitrais coloridos e da forma com que se divide internamente, é de tirar o fôlego. O prédio conta com elevador panorâmico, balaustrada de ferro fundido, e detalhes em madeira que demonstram o esmero das construções da época, garantindo um visual de grandiosidade. (fotos abaixo)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prédio-símbolo do Corredor Cultural, no Centro, será grande magazine de produtos para festas
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Esse tesouro merecia ser um centro cultural.

    Ps: Quintino, está muito difícil ler e interagir com seu site na versão mobile, com tantos popups de anúncios, mas parabéns pelo grandioso trabalho.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui