A prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, promoveu uma reunião, nesta quinta-feira (02/02), com os ambulantes previamente inscritos para participar das festividades de Carnaval e da Cruzada Evangélica programadas para a cidade. A necessidade desse encontro surgiu após o cancelamento oficial desses eventos, anunciado pela prefeita em suas redes sociais na quarta-feira (31/01), em decorrência das fortes chuvas que assolaram o município em 13 de janeiro. O reconhecimento da situação de emergência por parte do Governo Federal foi citado como justificativa.
O local escolhido para a reunião foi a Paróquia Senhor do Bonfim, em Engenheiro Pedreira, onde a prefeita compartilhou com os trabalhadores a urgência de concentrar esforços nos bairros impactados pelas tempestades, especialmente nas famílias afetadas. Durante o encontro, Fernanda Ontiveros determinou ao secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Ordem Urbana e Postura, Luiz Henrique, que todos os 61 inscritos para os eventos cancelados sejam incluídos nas próximas atividades programadas pela cidade.
A prefeita enfatizou a prioridade do governo em atender às necessidades das pessoas atingidas pelas chuvas desde o dia 13, destacando a atuação do Programa Limpa Rio na limpeza dos córregos da cidade. Em virtude da situação de emergência, a decisão de cancelar os eventos foi tomada para redirecionar recursos e assistência às vítimas das enchentes.
Luiz Henrique, o secretário municipal, assegurou que os comerciantes inscritos terão a oportunidade de participar dos próximos eventos sem a necessidade de uma nova adesão. Ele ressaltou o compromisso de manter essa promessa, reconhecendo a importância desses trabalhadores para a economia local, mesmo diante das adversidades enfrentadas com o cancelamento temporário do Carnaval e da Cruzada Evangélica.