Se tudo ocorrer conforme o planejamento do prefeito Washington Quaquá, a cidade de Maricá, em breve, poderá ostentar o título de 2º local com maior número de construções no estilo de Oscar Niemeyer no país, ficando atrás, é claro, apenas de Brasília. Isso porque o município encomendou seis projetos assinados pelo escritório do renomado arquiteto, o que pode colocar a cidade fluminense como um novo ponto de referência da arquitetura moderna no Brasil.
A ideia da gestão municipal é utilizar uma antiga propriedade da família Niemeyer, localizada no bairro Bananal, no distrito de Ponta Negra, para a construção de um museu a céu aberto. A área em questão pertenceu ao avô de Niemeyer, Ribeiro de Almeida, que era natural de Maricá.
Novos Equipamentos para Maricá
Além do museu, a cidade também prevê a construção de uma série de equipamentos urbanos que seguirão o estilo inconfundível de Niemeyer, com projetos assinados pelo escritório do arquiteto. Estão no plano a construção de um teatro, um hotel, um estádio de futebol, um aquário e um memorial em homenagem ao ex-presidente João Goulart. Além disso, quiosques na orla de Maricá farão parte do projeto.
Escritório Niemeyer
O escritório foi fundado na década de 50 pelo próprio arquiteto. Hoje, está sob a administração de Kadu Niemeyer, neto do mestre, e funciona na cobertura do Edifício Ypiranga, na orla de Copacabana. O prédio é conhecido como “Mae West” devido ao seu formato curvilíneo, lembrando os seios da atriz Mary Jane West, o que teria atraído Niemeyer para a compra do imóvel. Com sua janela de 17 metros de comprimento, que se curva em sintonia com as formas do prédio, a cobertura oferece uma vista espetacular da praia, tornando-se um ponto de encontro e inspiração para os trabalhos do escritório.