A agência de marketing digital Ativaweb fez um levantamento de engajamento digital entre os prefeitos de capital do Sudeste e, claro, que o prefeito do Rio, Eduardo Paes, lidera. Goste ou desgoste de Paes, ele sabe muito bem o que fazer em suas redes sociais, com seu jeito sacana e bem carioca, respondendo diretamente os eleitores, ou melhor, seus seguimores.
Paes que não evita polêmicas, e até cria algumas, têm uma taxa de engajamento de 1,95% em suas redes, com uma média de 8.630 curtidas e 465 comentários por publicação. Seja brincando com Maricá, São Paulo e tratando de temas pertinentes a cidade, o edil é bem ativo no Twitter e no Instagram.
Abaixo de Paes, em segundo lugar, está o prefeito de Vitória, Eduardo Pazolini, seguido de Fuad Noman, de Belo Horizonte, em terceiro lugar e o prefeito de São Paulo, na lanterna, Ricardo Nunes em quarto.
O engajamento é calculado pela soma das interações recebidas nas publicações, dividida pelo número total de seguidores do perfil. As interações incluem ações como curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos. O segundo colocado, Pazolini, tem 1,17% de taxa de engajamento e recebe uma média de 758 curtidas e 67 comentários.
Noman tem taxa de engajamento de 0,92% e sua média de curtidas chega a 912 e 91 comentários por publicação, e Nunes tem 0,62% de engajamento, com uma média de 1.695 curtidas e 300 comentários por publicação.
Já em número de seguidores, Paes continua liderando, com 465.991 seguidores. Nunes está em segundo lugar, com 323.181. O prefeito paulista é seguido por Pazolini, que tem 70.351. Em quarto, está Noman, que soma 8.858 seguidores.
Tem louco pra tudo!