A Prefeitura do Rio constituiu uma Comissão de Investigação Preliminar para analisar as obras e os serviços prestados pela Concessionária Porto Novo, durante 9 anos, no Porto Maravilha. Após 1 mês de funcionamento, a comissão concluiu que há indícios de irregularidades que resultariam em um sobrepreço de R$ 3,4 bilhões.
A Comissão de Investigação Preliminar da Prefeitura notificou a Concessionária Porto Novo, no último dia 30 de junho, sobre os resultados de seu trabalho e deu um prazo de 10 dias para apresentação de uma defesa prévia.
A notificação é feita por meio de ofício da Cdurp (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto), empresa da Prefeitura que autorizou e acompanhou todas as obras e serviços da Concessionária, desde 2011. Ou seja, se há ou houve alguma irregularidade no Porto Maravilha, a própria Cdurp deveria também dar explicações sobre os mesmos.
Museu do Amanhã é destaque do Porto Maravilha
Entre os pontos questionados pela Comissão de Investigação Preliminar está o aditivo contratual que permitiu a construção do Museu do Amanhã, obra inicialmente orçada em R$ 213 milhões.
Essa obra, não prevista no projeto original do Porto Maravilha, acabou por construir um museu que se tornou símbolo arquitetônico do Rio, uma atração cultural e turística reconhecida internacionalmente, que já recebeu mais de 4 milhões de visitantes. O aditivo foi feito na administração do ex-prefeito Eduardo Paes, pré-candidato do DEM na eleição municipal deste ano, principal adversário do atual prefeito Marcelo Crivella.
As informações são do portal Diário do Porto.
A burocracia e a gana por dinheiro não deixam o Brasil romper em inovação e outras coisas. Doentio. O Porto Maravilha é um dos maiores presentes que a cidade do Rio recebeu nos últimos anos. O carioca e o turista ganhou um novo ponto turístico (Aqua Rio, roda gigante Rio Star, mural Etnias), um novo point cultural (Museu do Amanhã, Armazém da Utopia e Museu de Arte do Rio). É um local aprazível, bonito, padrão primeiro mundo com o VLT passando pela Praça Mauá e pelo Boulevard Olímpico. O carioca e o turista ganhou uma nova vista para a Baía de Guanabara que era sufocado e inacessível por aquele monstrengo horrível da Perimetral que acumulava miséria, sujeira, escuridão e pobreza. Poupem-nos, Prefeitura do Rio. A palavra inovação passa longe dessa gestão. A CDURP e a Concessionária Porto Novo devem ser investigadas sim se cometeram alguma irregularidade, porém, trabalhei no Porto Maravilha e pela minha experiência pessoal posso falar que a CDURP e a Porto Novo fizeram um ÓTIMO e EXCELENTE trabalho na região do Porto, especialmente ao que se refere à estética urbana do local, percebemos o cuidado nos mínimos detalhes, conservação, jardinagem, etc, coisa que a Prefeitura do Rio não fez pela cidade, é só sair de casa e verificar por conta própria: O Rio está sujo, abandonado, feio. Se não fosse a CDURP e a Porto Novo, a Prefeitura do Rio iria fazer o que pelo Porto Maravilha? NADA
Tudo manobra do crentino Prefeito Crivella para atacar o adversário Eduardo Paes na pré corrida eleitoral.
Por que somente depois de anos, estando no último ano do seu mandato, Crivella manda instaurar uma comissão as vésperas das eleições municipais?
Alguém em me diz…