Prefeitura de Miguel Pereira inaugura a 2ª Companhia Destacada do 10° BPM

A unidade está estrategicamente localizada na entrada de Miguel Pereira, próxima à RJ-125. Ao todo, serão 120 policiais fazendo patrulhamento ostensivo no cidade e em municípios vizinhos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
André Português e integrantes da 2ª Companhia Destacada do 10° BPM / Divulgação

A partir desta quarta-feira (1), o município de Miguel Pereira, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, ganha mais um reforço na sua Segurança Pública. A Secretaria de Polícia Militar e o prefeito André Português (PSC) inauguraram a 2ª Companhia Destacada do 10° BPM, estrategicamente localizada na entrada da cidade, próxima à RJ-125.

Com um efetivo de 120 agentes, Miguel Pereira e cidades vizinhas, como Paty do Alferes serão patrulhadas ostensivamente, para que população local e turistas desfrutem de um cotidiano seguro durante as suas atividades.

WhatsApp Image 2023 02 01 at 19.14.05 Prefeitura de Miguel Pereira inaugura a 2ª Companhia Destacada do 10° BPM
Divulgação

O governador Cláudio Castro (PL) destacou que, com a criação de novas atrações turísticas, o município tem atraído um contingente de visitantes cada vez maior. Por isso, investir em segurança é primordial para os rumos da cidade.   

“A cidade de Miguel Pereira está recebendo um número expressivo de visitantes, com a inauguração de novas atrações, como o Parque dos Dinossauros e a Rua Coberta. Por isso, vimos a necessidade, junto com o prefeito André Português, de inaugurar a companhia na região,” disse o chefe do Executivo estadual.

Advertisement

André Português, por sua vez, ressaltou que o Governo do Estado tem respondido prontamente às demandas da região, cujo desenvolvimento só vem a somar ao turismo fluminense.

“A nova companhia está estrategicamente localizada em uma rodovia com grande circulação de veículos, ampliando a capacidade de controle da criminalidade em toda a área. Mais uma vez o Governo do Estado nos atendeu prontamente, quando explicamos sobre a necessidade de trazer para Miguel Pereira uma unidade policial,” afirmou o prefeito de Miguel Pereira, que já conta com uma base do programa Segurança Presente, para combater a criminalidade local. No dia a dia, policiais militares e guardas municipais fazem  patrulhamento a pé, de moto e viatura, no centro comercial e nas áreas turísticas da cidade.

Miguel Pereira tem passado mudanças profundas que impactam não somente a Região Serrana, mas também a economia do Estado do Rio. O prefeito André Português e sua equipe elaboraram um criterioso planejamento para transformar a cidade na “Gramado fluminense”.  

No dia 9 de janeiro, André Português concedeu uma entrevista ao DIÁRIO DO RIO, na qual ressaltou que a cidade possui diversos indicadores bem avaliados não somente pelos moradores da região, mas também por turistas e observadores externos. Segundo ele, o investimento na vocação natural da cidade: o turismo, é um dos trunfos para a boa avaliação do município.

“Planejamos e preparamos equipamentos para que a cidade fique ainda mais forte nesse setor. Temos uma meta de receber cinco milhões de turistas por ano. Um dos exemplos é o Parque dos Dinossauros, que é o grande projeto de turismo do Rio e do Brasil no momento. É o maior parque de dinossauros do mundo, com 1 milhão e 400 mil metros quadrados. E o segredo é que juntamos entretenimento à natureza. Esse 1 milhão e 400 mil metros ficam em área de mata atlântica e colocamos lá a magia dos dinossauros, que é um assunto que não prescreve. Com isso, vamos trazer só no parque um milhão de turistas por ano,” disse André Português ao DDR.

Entrevista de Andre Portugues a Felipe Lucena do Diario do Rio Fotos Daniel Martins Prefeitura de Miguel Pereira inaugura a 2ª Companhia Destacada do 10° BPM
Entrevista de André Português a Felipe Lucena, do Diário do Rio / Foto: Daniel Martins

Os novos projetos não param por aí. Ao Diário do Rio, o prefeito enfatizou que, para transformar a cidade na “Gramado fluminense”, a prefeitura inaugurou a Rua Coberta, um projeto inspirado na cidade sulista. Ele adiantou ainda que, no final de fevereiro, será inaugurada a Maria Fumaça, que alçará Miguel Pereira à condição da primeira cidade brasileira com trem turístico.

“Acabamos de inaugurar a Rua Coberta, um projeto inspirado na cidade de Gramado. Nossa intenção é transformar Miguel Pereira na Gramado fluminense. E a Rua Coberta é um ponto alto de Gramado. Em Miguel Pereira são 10 restaurantes, dois panorâmicos, e duas salas de cinema. E vamos inaugurar a Maria Fumaça, no fim de fevereiro. Miguel Pereira ser a primeira cidade brasileira com trem turístico. O fim do percurso da Maria Fumaça vai ser na Rua Coberta, de frente para os restaurantes e cafés. Só a Maria Fumaça vai levar 920 mil turistas por ano para Miguel Pereira. Em junho, vamos inaugurar o Parque das Aves, uma área de soltura de pássaros que vai levar mais de 700 mil turistas para a cidade todos os anos, com restaurantes temáticos, diversão para as crianças. Criamos, também, um projeto que é a Serra Mais Bonita do Brasil, no acesso à cidade, que tem quase 12 km e plantamos 2.380 ipês amarelos e com isso teremos, todos os anos, por 30 dias, um espetáculo natural provocado pelas cores dos ipês,” destacou o prefeito.

André Português explicou que, para executar projetos de tamanha envergadura, a realização de parcerias é de fundamental importância. Os investimentos captados junto ao Governo Federal, ao Governo do Estado e às empresas privadas têm possibilitado a concretização das metas do plano de desenvolvimento de Miguel Pereira.  

“O segredo da nossa cidade, primeiro claro que é a sabedoria que Deus nos dá em conduzir tudo. Em segundo são essas grandes parcerias. Uma delas, muito forte, é com nosso querido governador do estado do Rio de Janeiro. Sem ele nada seria possível. Não tivesse o empenho pessoal do governador Cláudio Castro, muito do que fizemos não seria possível. Não aconteceria. Nós buscamos também grandes parcerias com o Governo Federal e com empresas privadas. O governador Cláudio Castro conseguiu trazer a confiança novamente dos investidores ao Rio de Janeiro e, com isso, proporcionou que a cidade de Miguel Pereira voltasse a crescer. Em uma dessas parcerias foi possível criação do Parque dos Dinossauros, o maior do mundo nesse quesito,’ explicou o chefe do Executivo de Miguel Pereira.

André Português lembrou ainda que, apesar de a cidade ter sido politicamente emancipada há 67 anos, permaneceu sem receber investimentos relevantes por quase 40 anos. O seu desafio como prefeito é reverter o atraso gerado por tamanho abandono. Tal objetivo tem sido alcançado através de preparação, planejamento e muito trabalho. Segundo André Português, a população de Miguel Pereira pode esperar grandes realizações ainda em 2023 e muito mais para os próximos anos.

“A população pode esperar que a gente vai finalizar todos os projetos que a gente anunciou. Começamos agora uma grande parceria com o Governo do Estado. Um dos maiores problemas da cidade era a questão do seu abandono nos bairros, pavimentação. Uma cidade que tem sessenta e sete anos de emancipação política e há mais de quarenta anos não tinha nenhum tipo de investimento e a gente veio resgatar nesses quase seis anos (se a gente extrair dois anos e meio onde o mundo parou que foi a pandemia), temos apenas três anos e meio de governo. E o que a gente conseguiu avançar nesses três anos e meio não se avançou nos mais de sessenta anos que a cidade tem. Tudo é planejamento. Tudo na vida que não tem planejamento não se tem resultado e Miguel Pereira a gente se preparou muito para governar. Como eu disse, primeiramente eu agradeço a Deus que é ele que está me dando sabedoria, saúde e direção para conduzir a cidade. Além disso, tem o preparo, uma boa equipe, uma belíssima equipe de secretariados, pessoas capacitadas em cada área, e a ajuda da população.”

Leia a entrevista completa: “Prefeito de Miguel Pereira, André Português afirma que vai transformar a cidade na ‘Gramado fluminense”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura de Miguel Pereira inaugura a 2ª Companhia Destacada do 10° BPM
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui