A Prefeitura do Rio de Janeiro classificou como “vandalismo” a grande quantidade de lixo encontrada na areia da praia de Ipanema, na zona sul da cidade, no último domingo (5/1). Imagens divulgadas nas redes sociais mostram banhistas e crianças circulando em meio a garrafas quebradas, copos descartáveis e sacos plásticos.
Segundo a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), o problema se concentrou nas proximidades do Posto 8. A companhia informou que, no domingo, jovens quebraram garrafas e viraram contêineres de lixo na areia, o que provocou o acúmulo de sujeira.
A Prefeitura informou que foram feitas buscas nas imagens do Centro de Operações do Rio (COR), mas as câmeras não captaram os atos de vandalismo. A Comlurb acredita que a maré alta tenha contribuído para a concentração do lixo na areia.
A Comlurb ressaltou que mantém regularmente mil contêineres na orla de Ipanema, incluindo contêineres de grande capacidade (1.200 litros), para o descarte correto de lixo. A companhia reforçou ainda que é proibido o uso de garrafas de vidro na areia.
Cerca de 150 garis realizam a limpeza da praia diariamente, nos horários da tarde e da noite, com auxílio de tratores e outros equipamentos. “Apesar dos atos de vandalismo, as equipes trabalharam durante toda a noite e a praia amanheceu limpa”, finaliza a nota da Comlurb.