Nesta quinta-feira (23/04), dia do início oficial da determinação de utilizar máscaras na cidade do Rio de Janeiro, a Prefeitura promoveu uma ação de conscientização e mais de 40 estátuas espalhadas por diversos pontos do município amanheceram ”mascaradas”.
Essas máscaras são feitas de TNT e ficarão colocadas nos monumentos por cerca de 10 dias.
Sobre as esculturas que foram ”contempladas” com a ação, estão, entre outras, os bustos de Zumbi dos Palmares, no Centro, e em Padre Miguel, na Zona Oeste; as estátuas de Bellini, em frente ao estádio do Maracanã, a de Cartola, na Mangueira, e a de Carlos Drummond de Andrade, na orla de Copacabana.
A nova regra, que visa o combate à proliferação do Coronavírus no município, permite multa (ainda sem valor exato definido) para quem for visto dentro de estabelecimentos comerciais considerados essenciais – que estão aptos a funcionar – sem a utilização de máscaras.
O detalhe é que não serão as pessoas físicas que descumprirem a determinação as multadas, mas sim os próprios comerciantes/lojas.
Além da cidade do Rio de Janeiro, o uso de máscaras se torna obrigatório também nos municípios de Niterói, na Região Metropolitana, e Duque de Caxias e Magé, ambos na Baixada Fluminense.