Prefeitura e Águas do Rio intensificam ações de revitalização do rio Carioca

Com 7,4 km de extensão, o rio Carioca, passa pelos bairros de Santa Teresa, Cosme Velho, Laranjeiras e Flamengo, até desaguar na Baía de Guanabara

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Nascente do rio Carioca, na Na Floresta da Tijuca / Flckr

O combate à poluição do rio Carioca tem sido um dos alvos preferenciais da concessionária Águas do Rio, que já tomou inúmeras providência para a revitalização do curso da água. Entre elas, está a ação na favela dos Guararapes, no Cosme Velho, na Zona Sul, onde está sendo realizado um controle do esgoto in natura lançado no rio. Com 7,4 km de extensão, o rio Carioca, passa pelos bairros de Santa Teresa, Cosme Velho, Laranjeiras e Flamengo, até desaguar na Baía de Guanabara. As informações são do Diário do Porto.

O presidente da Rio Águas, Wanderson Santos, ressaltou que, para ter sucesso na revitalização do Carioca, é preciso que haja uma parceria entre a Prefeitura e as concessionárias.

“Os investimentos das concessionárias são voltados exclusivamente para ligação de rede de água e de esgotamento sanitário, mas sabemos que para entrar em uma favela, por exemplo, precisa de urbanização. E por isso é tão importante o envolvimento da Prefeitura nesses projetos”, disse Wanderson Santos.

O Carioca, que nasce limpo no Parque Nacional da Tijuca, tem sido agredido através das ocupações desordenadas do seu entorno e do descarte irregular de lixo e esgoto nas suas águas. Desde maio, a Águas do Rio tem desviado o percurso do rio Carioca para o Interceptor Oceânico, como solução emergencial, para evitar despejo irregular do esgoto na praia. Simultaneamente, ela também tem realizado a limpeza do interceptor para aumentar sua vazão.

A instalação de um sistema de bombeamento emergencial na Praça do Índio, no Flamengo, foi outra medida preventiva adotada pela companhia, que vai fazer vídeoinspeções nas redes pluviais para detectar pontos de despejo de esgoto, além de fazer reversões dos pontos irregulares e obras emergenciais em favelas para diminuir as agressões ao rio Carioca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura e Águas do Rio intensificam ações de revitalização do rio Carioca

1 COMENTÁRIO

  1. Na verdade o discurso da Águas do Rio, é típico de quem desconhece totalmente o assunto.
    Nós da Cedae há 20 anos atrás, por iniciativa da vereadora Leila do Flamengo, sem qualquer ajuda da Prefeitura, percorremos todo aquele rio identificando pontos de poluição e desfazendo-os e, em corpos hídricos provenientes das várias comunidades existentes naquela região (Guararapes, Cerro Corá, Ladeira do Ascurra, etc.), construímos tomadas em tempo seco direcionadas para a rede de esgotos, interligadas ao I.O. (Interceptor Oceânico), ficando aquele totalmente despoluído, suas águas límpidas podendo ser coletas e degustadas no Largo do Boticário.
    Mais tarde, novas ligações clandestinas foram identificadas pela Prefeitura, que resolveu construir uma UTR (unidade de tratamento em rio), no próprio Rio Carioca, no aterro do Flamengo, lançando seus efluentes em tempo seco, no OI (que é auto limpante, ou seja, não necessita de limpezas).
    Aquela UTR que era eficiente, foi abandonada e descartada pela Águas do Rio, gerando lançamentos na praia e estando em litígio com a Prefeitura.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui