O prefeito do Rio, Eduardo Paes e a cônsul geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Jacqueline Ward, assinaram nesta terça-feira (14/12), em cerimônia no Palácio da Cidade, um memorando de entendimento para expandir a cooperação mútua em diversas áreas econômicas e sociais. A Missão Diplomática dos EUA no Brasil já tem acordos de cooperação com diversos estados brasileiros, como Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, mas esse foi o primeiro a ser firmado com uma cidade do país.
“O governo americano já é um parceiro do Brasil em diversas áreas da administração pública e vamos fortalecer essa relação cada vez mais. E para o Rio é uma honra ser a primeira cidade escolhida pelos Estados Unidos para firmar uma parceria com um governo subnacional“, ressaltou o prefeito.
Mais de doze áreas de cooperação foram incluídas como prioridades no documento, entre elas educação, meio ambiente, planejamento urbano, desenvolvimento econômico, turismo, políticas de saúde e inovação.
O acordo estabelece metas, parâmetros e resultados claros, visando o compartilhamento das melhores práticas em gestão pública para fortalecer a participação popular em projetos e aprimorar mecanismos de prestação de contas nessas áreas. Além disso, o diálogo contínuo e sistemático facilitará o intercâmbio de especialistas e visitas técnicas entre as duas partes.
“O Rio é um centro global de inovação, cultura e pesquisa. O memorando irá ajudar a ampliar a nossa colaboração em temas de grande importância“, afirmou a cônsul geral.