No início da pandemia, a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro disponibilizou um painel online que mostrava não só o número de casos e mortes diárias causadas pela Covid-19, mas que também detalhava outros dados. Um deles era o número de casos por bairros, o que ajudava a mapear as áreas de maior contágio, de acordo com especialistas. Contudo, sem explicação, essas informações saíram do ar.
O DIÁRIO DO RIO fez contato com a Prefeitura e com a Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, não recebeu nenhuma resposta.
Especialistas consideram a retirada dos dados do site ruim para as ações de combate à doença.
“O painel continua informando os bairros com mais casos, mas é bom sabermos os números, mesmo que não sejam precisos, por conta da subnotificação, eles ajudam na elaboração de estratégias contra a propagação do vírus. Sobretudo neste momento de flexibilização da quarentena. Por exemplo, um bairro no qual os casos estão muito acima da média pode ter reaberturas diferentes de um bairro que tem menos contaminados”, opina Márcio Costa, virologista.
Recentemente, a Prefeitura foi criticada por tentar mudar a forma de contagem de óbitos causados pela Covid-19.
Crivella passou a adotar o número de sepultamentos para contabilizar as mortes por Coronavírus e não mais os dados passados por hospitais. No painel, constam as informações dos sepultamentos.
[…] o painel oficial da Prefeitura para casos de Covid-19 no munícipio do Rio de Janeiro vem perdendo informações, novas iniciativas surgem. Uma delas é o site Covid por CEP, mantido pelo arquiteto e urbanista […]
[…] Além dos nomes dos bairros, os números referentes a óbitos e contaminados também apareciam, mas foram retirados da página. O cálculo geral de óbitos por Covid-19 na cidade também chegou a não constar no site por uns […]