A Secretaria de Ordem Pública realizou nesta quarta-feira (22/11), uma operação de ordenamento e fiscalização de ambulantes ilegais no centro da cidade, próximo a saída do Metrô da estação Carioca.
Ao todo, 126 itens foram apreendidos durante a ação, como: 41 artigos eletrônicos vendidos irregularmente, 20 capas de chuvas, bolsas, óculos, além de banners, grades, cooler e caixotes.
Durante a operação, 12 ambulantes foram fiscalizados e orientados em relação ao tamanho e posicionamento das barracas.
Segundo fontes do DIÁRO DO RIO, a Polícia Civil também participou da ação de ordenamento. Contudo, a corporação não confirmou a informação até a publicação desta matéria.
Camelôs tomam conta do Centro
Sempre denunciando as atividades ilegais de comerciantes irregulares na região central da cidade, o DIÁRIO DO RIO, publicou, somente neste mês de novembro, duas matérias sobre a atuação desses grupos.
O DIÁRIO DO RIO divulgou que o movimento Movimentos Unidos dos Camelôs (MUCA) invadiu um edifício abandonado do INSS na Rua do Riachuelo. Os ambulantes denunciavam o excesso de repressão das ações de fiscalização da Prefeitura e reivindicavam que moradias populares fossem incluídas no Programa Reviver Centro, que propõe reconfigurar o Centro com mais empreendimentos residenciais.
Em outra reportagem no início do mês, o DIÁRIO DO RIO denunciou a proliferação de camelôs na Rua Uruguaiana. Na ocasião, a matéria mostrou que o trecho é ocupado por um mega corredor de vendedores ambulantes. Outro detalhe que chama atenção é que as tradicionais lojas de rua do entorno estão, em sua maioria, fechadas.