A frota Comlurb foi incrementada, nesta quinta-feira, com a entrega de 64 novos caminhões com tecnologia sustentável. Os veículos, que foram repassados pela Prefeitura, vão auxiliar as equipes que atuam na Zona Norte da cidade.
A antecipada em um mês, a entrega completa o grupo de 160 veículos que a companhia vai usar na coleta domiciliar e remoção de lixo público nos bairros da região.
Desde 2024, os caminhões da Comlurb seguem a norma de sustentabilidade Euro 6, que emitem em média 80% menos partículas poluentes.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) disse que a Prefeitura tem investido na modernização da frota da Comlurb, especialmente na Zona Norte, que conta com muitos bairros que fazem fronteira com a Baixada Fluminense.
O prefeito ressaltou que é importante que a população colabore com a companhia no descarte de lixo cuja coleta custa dinheiro, gerado por impostos.
“Agora pedimos a colaboração da população porque custa caro e o que paga é o imposto das pessoas. Se tivermos mais civilidade a Prefeitura vai economizar, pelo menos, R$ 300 milhões por ano, um dinheiro que pode ir para a Saúde e para a Educação”, disse Paes, no Parque Radical de Deodoro, durante o evento de apresentação dos caminhões.
Os veículos serão utilizados nos serviços da Comlurb em Vigário Geral, Honório Gurgel, Engenho da Rainha, Complexo do Alemão, Cordovil, Jardim América, Costa Barros, Pavuna, Fazenda Botafogo, Coelho Neto, Ricardo se Albuquerque, Anchieta, Complexo do Chapadão, entre outros.
Entre as vantagens dos novos caminhões, inclusive os menores que trafegam em comunidades, é a presença de dispositivos para basculamento automático dos contêineres de 1.200 litros, o que torna a remoção do lixo mais rápida e eficiente.
“No início de janeiro entregamos a primeira leva e agora a segunda leva. Estamos entregando hoje veículos diferenciados. É uma frota nova, ambientalmente correta, pois polui cinco vezes menos do que a frota anterior. A eficiência e a produtividade, com certeza, vão aumentar. É uma nova vida de coleta na Zona Norte”, comentou o presidente da Comlurb, Jorge Arraes.
Mais equipamentos para a Zona Norte
A Zona Norte também será comtemplada com quase 8 mil contêineres de 1.200 litros, caixas compactadoras e caixas metálicas para deposição de resíduos. Contêineres e caixas serão instalados principalmente nas comunidades.
A Prefeitura já repassou às equipes da região, 210 novas roçadeiras de alta tecnologia para o corte de mato e grama na cidade. Os equipamentos são mais eficientes, leves, produzem menos ruídos e são mais fáceis de manejar pelos garis, evitando desgaste desnecessário.
A renovação da frota e dos equipamentos da Comlurb na Zona Norte começou em 12 de janeiro. Dos caminhões repassados à companhia, 21 são compactadores, destinados ao serviço de coleta domiciliar; 20 são basculantes, para remoção de lixo público; 11 são minibasculantes, para operações em áreas de difícil acesso; sete são poliguindastes, para recolher resíduos de caixas de entulho; e cinco são pipas d´água, para lavagem de logradouros e limpeza de ruas após feiras livres e eventos.
O que aconteceu com os caminhões de lixo 100% elétricos?
Até uns dois meses era comum vê-los nas ruas do Flamengo.
Como assim a prefeitura repassa novos caminhões. A empresa que fornece serviço a prefeitura e terceirizada ????