Como adiantado pelo DIÁRIO DO RIO em março, o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar, em novembro deste ano, a próxima edição do Earthshot Prize, prêmio internacional criado pelo príncipe William para reconhecer soluções ambientais inovadoras em todo o mundo. Será a primeira vez que a premiação acontece em um país da América do Sul.
Durante o anúncio, o herdeiro da coroa britânica destacou o papel do Brasil no cenário ambiental global. “Nós precisamos de otimismo mais do que nunca e acho que o Brasil personifica isso”, afirmou o príncipe William. O anúncio contou com a participação de nomes nacionais e internacionais como Heidi Klum, Cafu, David Beckham, Maju Coutinho, Marcos Palmeira e Cate Blanchett.
Como forma de celebrar a escolha da cidade, a Prefeitura do Rio anunciou que seis pontos icônicos serão iluminados de verde nesta sexta-feira (4), a partir das 19h. Os locais são: Museu do Amanhã, Arcos da Lapa, Cidade das Artes, Terminal Gentileza, Igreja da Penha e o Museu de Arte Moderna (MAM).
Criado em 2020, o Earthshot Prize busca soluções para os principais desafios ambientais do planeta. Anualmente, cinco projetos recebem prêmios de £1 milhão — cerca de R$ 7,3 milhões — cada.
“Como lar de mais da metade da Floresta Amazônica e quase um quinto da biodiversidade mundial, o Brasil é central para o movimento global por soluções baseadas na natureza para reparar e restaurar nosso planeta”, destaca o comunicado oficial da organização.
O evento reunirá no Rio inovadores, investidores, filantropos e líderes ambientais de diversas regiões do mundo, reforçando o protagonismo da cidade em iniciativas voltadas à sustentabilidade e à preservação ambiental.