Preservação inspira livro infantil, Um Pingo Fora do Lugar

A consciência ambiental e a preservação florestal são os temas abordados pela jornalista Manoela Ferrari em seu novo livro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Brasil é o quinto país que mais contribui para o aumento do efeito estufa no planeta. Um dos principais fatores que levaram o país a ocupar tal posição está relacionado às queimadas nos seus diferentes biomas. Essas mesmas queimadas levaram o país a alcançar, em 2020, o primeiro lugar no desmatamento da maior floresta tropical do planeta, a Amazônia. Tais fatos são preocupantes. Há quem certamente pensa que não seja assunto para crianças. A jornalista e escritora Manoela Ferrari pensa justamente o contrário. O crescimento desenfreado das queimadas no país levou-a a escrever “Um Pingo fora do lugar” (Jordem), seu segundo livro para crianças e o 11º de sua carreira literária, iniciada em 2011. A edição é ricamente ilustrada por Gabriel Medeiros e chega`as livrarias em dezembro. Os primeiros cem exemplares serão doados à Secretaria Municipal de Educação e distribuídos às bibliotecas.

A literatura entrou na vida de Manoela Ferrari quando ela era criança. Filha da pianista Sônia Cabral e do jornalista Maurílio Cabral, a Cultura nunca foi tabu na casa onde ela e seu único irmão – o pianista Manolo Cabral (1965-2006) – cresceram em Vitória (ES). Formada em Comunicação e em Letras, a escrita seria um caminho natural na sua vida. Sua estreia na Literatura dá-se em 2011, quando publica “Entrelinhas”. Sua entrada na literatura infantil dá-se alguns anos depois, mais exatamente em 2020. Essa estreia foi provocada justamente pela pandemia da Covid-19, que isolou populações de seus entes queridos. Impossibilitada de estar com as crianças do Dispensário Santa Teresinha, onde é voluntária há 23 anos (tendo ingressado em 1998), a saída para romper o distanciamento foi colocar no papel uma das histórias contadas nas suas aulas, sempre elaboradas a partir de temas pedagógicos. E, assim, nasceu “O medo amigo”, seu primeiro livro infantil. A tiragem da obra foi doada às crianças do Dispensário como a outras, de instituições ligadas à Secretaria Municipal de Educação.

Em “O medo amigo”, a autoconfiança é um dos temas abordados a partir do medo que o pequeno José tem do escuro. Já a resiliência é uma das bandeiras levantadas pela autora em “Um Pingo fora do lugar”Pingo é uma gotinha de chuva que fica para trás do restante da família, cuja nuvem é levada pelo vento. O fato de ter ficado será de crucial ajuda para sua grande amiga, Dona Floresta. Esta é vítima dos maus tratos constantes de uma figura “esquentada e traiçoeira”, a Kei Mada. A invejosa personagem planeja invadir a casa de Dona Floresta, e Pingo alia presteza à astúcia para atrapalhar os planos da vilã, numa trama onde personagens fictícios mesclam-se a outros da vida real, como grileiros e madeireiros.

A edição encerra-se com uma lista de láureas conquistadas por Kei Mada, através da qual, o leitor toma conhecimento do posicionamento do Brasil diante do avanço das queimadas em biomas como o Pantanal e a Amazônia.  O jornalismo lida com fatos. A Literatura, com invenção. Apoiada nesses dois pilares, Manoela Ferrari mostra que é possível educar e conscientizar de forma atraente e cativante.

Sobre a autora:

Manoela Ferrari. Cred. Divulgacao 2 Preservação inspira livro infantil, Um Pingo Fora do Lugar

Manoela Ferrari é jornalista e escritora, graduada em Comunicação Social e em Letras pela PUC (RJ). Trabalhou como repórter na hoje extinta TV Manchete e na TVE (hoje TV Brasil), tendo apresentado nesta última o “Caderno 2”. É, desde 2011, colunista do “Jornal de Letras”, onde assina as seções “Livros e autores”, “Breves” e para o qual colabora desde 2003.  Estreou na Literatura com “Entrelinhas” (Consultor, 2011), ao qual, pela mesma editor, seguiram-se “Dr. Chagas — Depoimentos” (2012); “Yedda Maria Teixeira – Marcas do tempo” (2013); “Fotobiografia do Acadêmico Arnaldo Niskier” (2015); “Sinfonia de Sonia – Vida e obra da pianista Sonia Cabral” (2016); “Ilha do Frade – Paraíso Capixaba” (2019); “A grandeza de Monteiro Lobato” (2019) e “O medo amigo” (Jordem, 2021), este seu primeiro título infanto-juvenil. Como integrante do Instituto Antares de Cultura, coordenou a edição de dez obras voltadas à Educação e à Assistência Social, entre outros temas.  

Serviço:
“Um Pingo fora do lugar”
Manoela Ferrari
Ilustrações: Gabriel Medeiros
Editora: Jordem
Lançamento: dezembro de 2021
Formato:  20 X 20cm
Número de páginas: 12
Preço: R$ 20,00

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Preservação inspira livro infantil, Um Pingo Fora do Lugar
lapa dos mercadores 2024 Preservação inspira livro infantil, Um Pingo Fora do Lugar

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui