O Brasil é o quinto país que mais contribui para o aumento do efeito estufa no planeta. Um dos principais fatores que levaram o país a ocupar tal posição está relacionado às queimadas nos seus diferentes biomas. Essas mesmas queimadas levaram o país a alcançar, em 2020, o primeiro lugar no desmatamento da maior floresta tropical do planeta, a Amazônia. Tais fatos são preocupantes. Há quem certamente pensa que não seja assunto para crianças. A jornalista e escritora Manoela Ferrari pensa justamente o contrário. O crescimento desenfreado das queimadas no país levou-a a escrever “Um Pingo fora do lugar” (Jordem), seu segundo livro para crianças e o 11º de sua carreira literária, iniciada em 2011. A edição é ricamente ilustrada por Gabriel Medeiros e chega`as livrarias em dezembro. Os primeiros cem exemplares serão doados à Secretaria Municipal de Educação e distribuídos às bibliotecas.
A literatura entrou na vida de Manoela Ferrari quando ela era criança. Filha da pianista Sônia Cabral e do jornalista Maurílio Cabral, a Cultura nunca foi tabu na casa onde ela e seu único irmão – o pianista Manolo Cabral (1965-2006) – cresceram em Vitória (ES). Formada em Comunicação e em Letras, a escrita seria um caminho natural na sua vida. Sua estreia na Literatura dá-se em 2011, quando publica “Entrelinhas”. Sua entrada na literatura infantil dá-se alguns anos depois, mais exatamente em 2020. Essa estreia foi provocada justamente pela pandemia da Covid-19, que isolou populações de seus entes queridos. Impossibilitada de estar com as crianças do Dispensário Santa Teresinha, onde é voluntária há 23 anos (tendo ingressado em 1998), a saída para romper o distanciamento foi colocar no papel uma das histórias contadas nas suas aulas, sempre elaboradas a partir de temas pedagógicos. E, assim, nasceu “O medo amigo”, seu primeiro livro infantil. A tiragem da obra foi doada às crianças do Dispensário como a outras, de instituições ligadas à Secretaria Municipal de Educação.
Em “O medo amigo”, a autoconfiança é um dos temas abordados a partir do medo que o pequeno José tem do escuro. Já a resiliência é uma das bandeiras levantadas pela autora em “Um Pingo fora do lugar”. Pingo é uma gotinha de chuva que fica para trás do restante da família, cuja nuvem é levada pelo vento. O fato de ter ficado será de crucial ajuda para sua grande amiga, Dona Floresta. Esta é vítima dos maus tratos constantes de uma figura “esquentada e traiçoeira”, a Kei Mada. A invejosa personagem planeja invadir a casa de Dona Floresta, e Pingo alia presteza à astúcia para atrapalhar os planos da vilã, numa trama onde personagens fictícios mesclam-se a outros da vida real, como grileiros e madeireiros.
A edição encerra-se com uma lista de láureas conquistadas por Kei Mada, através da qual, o leitor toma conhecimento do posicionamento do Brasil diante do avanço das queimadas em biomas como o Pantanal e a Amazônia. O jornalismo lida com fatos. A Literatura, com invenção. Apoiada nesses dois pilares, Manoela Ferrari mostra que é possível educar e conscientizar de forma atraente e cativante.
Sobre a autora:
Manoela Ferrari é jornalista e escritora, graduada em Comunicação Social e em Letras pela PUC (RJ). Trabalhou como repórter na hoje extinta TV Manchete e na TVE (hoje TV Brasil), tendo apresentado nesta última o “Caderno 2”. É, desde 2011, colunista do “Jornal de Letras”, onde assina as seções “Livros e autores”, “Breves” e para o qual colabora desde 2003. Estreou na Literatura com “Entrelinhas” (Consultor, 2011), ao qual, pela mesma editor, seguiram-se “Dr. Chagas — Depoimentos” (2012); “Yedda Maria Teixeira – Marcas do tempo” (2013); “Fotobiografia do Acadêmico Arnaldo Niskier” (2015); “Sinfonia de Sonia – Vida e obra da pianista Sonia Cabral” (2016); “Ilha do Frade – Paraíso Capixaba” (2019); “A grandeza de Monteiro Lobato” (2019) e “O medo amigo” (Jordem, 2021), este seu primeiro título infanto-juvenil. Como integrante do Instituto Antares de Cultura, coordenou a edição de dez obras voltadas à Educação e à Assistência Social, entre outros temas.
Serviço:
“Um Pingo fora do lugar”
Manoela Ferrari
Ilustrações: Gabriel Medeiros
Editora: Jordem
Lançamento: dezembro de 2021
Formato: 20 X 20cm
Número de páginas: 12
Preço: R$ 20,00