Primeiras vistorias nas escolas municipais preocupam Comissão de Volta às Aulas da Câmara

Nas duas escolas visitadas nesta quarta, foram encontrados problemas semelhantes: salas de aula sem ventilação adequada e com infiltrações

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rodolfo Santos/Getty Images

Nesta quarta-feira (10/02), a Comissão de Representação para Acompanhamento das Ações de Retorno às Aulas Presenciais na Rede Municipal de Ensino da Câmara deu início às vistorias nas escolas. E o resultado deixou a Comissão preocupada.

A primeira unidade a receber a visita do vereador Márcio Santos (PTB), presidente da comissão, foi a Escola Municipal Polônia, em Magalhães Bastos, na Zona Oeste. Segundo o parlamentar, as visitas são para analisar as estruturas das escolas e as condições para receberem os alunos no próximo dia 24, data definida para o retorno das aulas presenciais.

A Escola Polônia, nossa primeira vistoriada, foi fundada há 61 anos e nunca passou por reforma. Há infiltração e vazamento de água em diversas salas de aula, com uma já totalmente interditada, porque o teto caiu; algumas janelas são travadas, não abrem, impedindo a circulação de ar, além de pequenos reparos que precisam ser feitos”, constatou Márcio Santos.

A diretora da Escola Polônia, Patrícia Paz, afirma que será um ano letivo atípico: “sabemos do nosso papel enquanto professores e da necessidade de retorno às aulas. Queremos segurança e cuidado, porque a volta às aulas será bem diferente”.

Advertisement

No CIEP Padre Paulo Corrêa de Sá, em Realengo, os entraves são semelhantes: nenhuma sala de aula tem ventilação adequada, já que as persianas são fixas e não permitem correntes de ar; muitas salas com vazamentos e poças de água dentro da unidade.

Para a diretora Marilene Barbosa de Sá, na escola há 30 anos, sendo 20 deles na direção, existem problemas na estrutura física, mas preocupa o agravo da violência, que aumentou muito no local, segundo ela.

Ao final das visitas, o vereador Márcio Santos (PTB) explicou que será produzido um relatório com todas as informações e sugestões para ajudar a solucionar os problemas. “Vamos tornar o documento público para conhecimento dos órgãos competentes e cobrar as providências”, declarou Santos.

A vistoria foi acompanhada pelos vereadores Waldir Brazão (Avante), Victor Hugo (MDB) e Luciano Vieira (Avante), integrantes da comissão.

Neste fim de semana, foi divulgado o plano de contingência para as escolas, para que exista um protocolo caso haja contaminação, ou se algum aluno tiver contato com alguém com Covid-19.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primeiras vistorias nas escolas municipais preocupam Comissão de Volta às Aulas da Câmara
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui