Primeiro bar da esperada Rua da Cerveja tem contrato assinado, no Centro do Rio

Cervejaria Cotovelo será a primeira a sair do papel na Rua da Carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rua da Carioca é uma das principais do Centro do Rio - Foto: Reprodução/Internet

Um dos projetos mais aguardados dentro do processo de revitalização do Centro do Rio (Reviver Centro) é a criação da “Rua da Cerveja”. Pois o complexo cervejeiro, que ficará localizado em imóveis históricos da Rua da Carioca, vai finalmente sair do papel. O projeto se seguiu ao Reviver Cultural, que, através da CCPAR, conseguiu contemplar mais de 80 projetos culturais com apoio financeiro da Prefeitura, para ocupar dezenas de imóveis na região da Praça XV até a Avenida Rio Branco.

Isso porque os empresários Raphael Vidal, do Bafo da Prainha, Luís Rogério, da Cervejaria Búzios, e Edu Pontes, da Cervejaria Tio Ruy, se juntaram e fecharam o primeiro contrato do projeto, com o Grupo Opportunity, criando a Cervejaria Cotovelo. O trio está à frente da ocupação dos imóveis 15 e 17 da Rua da Carioca. Grande parte do lado ímpar da famosa rua que leva o nome do gentílico da cidade pertence ao grupo de Daniel Dantas, que adquiriu-os da Venerável Ordem de São Francisco da Penitência. O nome “Cotovelo” faz referência aos balcões dos bares e restaurantes cidade.

O cardápio será inspirado na culinária tradicional dos botequins cariocas, com petiscos na estufa e pedidas como joelho de porco, jiló recheado e peito bovino com batatas. No andar de cima haverá samba e gafieira, na melhor tradição da região histórica onde está localizado o estabelecimento.

As obras terão início nos próximos dias e a inauguração está prevista já para o mês de setembro. A “Rua da Cerveja” tem como objetivo fomentar a instalação de cervejarias no estilo fábrica-bar. Além disso, a Carioca tem recebido outros investimentos, como a Galeria A Gentil Carioca, que ocupará o número 44 da rua, em negócio celebrado pela Sergio Castro Imóveis. A imobiliária, com forte atuação na região, é membro-fundador da Aliança Centro Rio e tem atuado fortemente nas iniciativas de reeerguimento da região. No mês de fevereiro, a empresa alugou 19 lojas na região Central.

Advertisement

Rua da Cerveja

Parte integrante do projeto Reviver Centro, a Rua da Cerveja foi anunciada no meio do ano passado e até o momento ainda não tinha um projeto definido de cervejaria. A prefeitura dará incentivos de até R$ 920 mil para a instalação de cervejarias no local em troca de contrapartidas.

O projeto também possibilita a preservação do patrimônio histórico, já que a maior parte dos imóveis da Rua da Carioca, por exemplo, é tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A história da rua começa no século XVII (1697), segundo o Inepac.

Já o nome atual remonta do ano 1848, pois a rua ficava no caminho do Chafariz da Carioca. Com comércio sempre pujante, a economia local sofreu mais fortemente com a pandemia, com o fechamento de aproximadamente 50% das lojas da rua, que tinha muitas lojas de bagagens e artigos musicais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Primeiro bar da esperada Rua da Cerveja tem contrato assinado, no Centro do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Primeiro bar da esperada Rua da Cerveja tem contrato assinado, no Centro do Rio
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Eu particularmente, gostaria de ver o reerguimento do bar Luiz, com seu chope e o charme do lugar onde passei por momentos memoráveis.
    Como carioca estou torcendo para que o projeto seja vitorioso.

  2. Excelente. Quem sabe o Bar Luiz renasça das cinzas. Saudades do Centro nos finais de sextas-feiras, bares, restaurantes, cinemas de rua, Estudantina e salões de bilhares na Praça Tiradentes e, o Bola Preta com suas programações de bailes na Rua Treze de Maio. Vamos aguardar…

  3. O único problema que vejo é esse grupo Opportunity que se assenhorou de muitos imóveis na rua e outras do Centro, verdadeiramente ditando praticamente os valores das locações…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui