Os cartórios guardam, registram e validam documentos de muitas épocas. Alguns desses espaços têm muita história por si só. O mais antigo do país fica no Rio de Janeiro, no centro da cidade.
Fundado em 1565, o 1º Ofício de Notas conta em seu acervo com arquivos da época de Pero da Costa, o primeiro tabelião oficialmente designado do Brasil, à época, colônia de Portugal.
O cartório é localizado na Rua da Quitanda, nº 50.
“A história dos cartórios está diretamente relacionada à história do país, uma vez que, segundo o costume português, a instalação dos ofícios costumava ocorrer na data de fundação da cidade. Foi assim que o 1º Ofício de Notas da capital do Rio de Janeiro se tornou o primeiro cartório do Brasil“, publicou a Associação dos Notários e Registradores.
Acompanhando as mudanças dos tempos, o 1º Ofício de Notas tem página no Instagram, site e um blog com notícias inerentes ao universo dos cartórios.
“Nossa história se mistura com a História da cidade, e até do país. O 1º Ofício de Notas RJ testemunhou e participou de fatos e momentos históricos. Os documentos de cartórios são, por isso, fonte rica de pesquisa histórica. Nosso acervo contém, por exemplo, o Termo de Provisão de Pero da Costa, o primeiro Tabelião oficialmente designado no Brasil, em 20 de setembro de 1565, na cidade do Rio de Janeiro. Pero da Costa recebeu a provisão de Mem de Sá, então Governador Geral do Brasil, em recompensa a seus serviços na armada de Estácio de Sá, bem como na edificação e defesa da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro“, informa o 1º Ofício de Notas.
Foto: Divulgação