Hoje em dia, falar no telefone é algo normal, cotidiano… Mas, o Rio de Janeiro, de certa forma, faz parte dessa história desse aparelho. Isto porque, foi na Cidade Maravilhosa a primeira chamada telefônica da América Latina.
A ligação foi entre Santa Cruz e o Palácio de São Cristóvão. Vale citar também que, com esta ligação, o Brasil foi o segundo país do mundo a receber um aparelho telefônico.
O feito histórico aconteceu na Fazenda Imperial de Santa Cruz, que já teve sua história contada no DIÁRIO DO RIO. O local também foi cenário de outros momentos históricos, como quando D. Pedro I se reuniu com José Bonifácio antes de tomar a decisão de declarar a independência do Brasil, em 1822.
“O Bairro de Santa Cruz tem muita história, e é por isso que durante a Eco92, ele foi reconhecido como primeiro ecomuseu comunitário do Brasil… justamente por ter tantos patrimônios históricos a céu aberto“, explicou Andressa Lobo, responsável pelo projeto Descubra Santa Cruz RJ.
Bairro Imperial
Além disso, tramita pela Câmara o projeto de lei 630/2021, que reconhece o bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, pela sua importância histórica e cultural, como Bairro Imperial. O texto tem autoria do vereador Carlo Caiado (União Brasil).
Segundo o projeto, caberá ao Poder Executivo adotar as medidas necessárias para a divulgação da história que cerca o nome e justifica o reconhecimento do bairro de Santa Cruz como Bairro Imperial.