Após a repercussão negativa da denúncia do DIÁRIO DO RIO, mostarndo que apesar das orientações do governador Wilson Witzel, a Abrasce, associação que congrega os shopping centers do Brasil, decidiu que permaneceriam abertos de 12h às 20h. Além, claro, terem percebido que não adianta abrir durante a quarenta, porque não teria público, como foi o caso do BanguShopping na terça-feira, 17/3, muitos shoppings do Rio de Janeiro estão informando que fecharão as portas até o fim do mês.
Os primeiros a informar que não funcionarão são os administrados pela brMalls, Plaza Niterói, Tijuca Shopping e Norte Shopping, cujas lojas ficarão fechadas até 1º de abril.
Agora é a vez do Ilha Plaza Shopping, que manterá as farmácias abertas do shopping e as lojas de alimentação com opção delivery. Porém, as lojas e outros eventos do shopping ficarão fechados até 1º de abril.
Também foi comunicado que ficarão com lojas fechadas por 15 dias, apenas funcionando delivery de restaurantes e supermercados, os shoppings da Alliansce Sonae. Responsável por vários centros comercias no estado:
- Bangu Shopping
- Boulevard Shopping Campos
- Carioca Shopping
- Caxias Shopping
- Passeio Shopping
- Pátio Alcântara
- Recreio Shopping
- Santa Cruz Shopping
- São Gonçalo Shopping
- Shopping Grande Rio
- Shopping Leblon
- Via Parque Shopping
Os shoppings da Ancar Ivanhoe também ficarão fechadas até 31 de março, seguindo os outros malls, apenas com farmácia e delivery funcionando. São eles:
- Nova América Shopping
- Boulevard Shopping
- Botafogo Praia Shopping
- Madureira Shopping
- Nova Iguaçu Shopping
- Rio Design Barra
- Rio Design Leblon
Enquanto em Cabo Frio, o Park Lagos também avisou que permanecerá fechado, ficando facultativo o funcionamento das operações da praça de alimentação, supermercado e farmácia.
A Mutiplan também fechará todos seus shoppings no Rio de Janeiro, destaque para o complexo BarraShopping, que congrega também o New York City Center, VillageMall e o próprio BarraShopping. Operações com funcionamento facultativo serão: restaurantes, praça de alimentação e farmácias, e restritos ao horário entre 12h às 20h.
O Centro Médico terá seu próprio horário de funcionamento. A rede também administra o ParkShoppingCampo Grande, que ainda não foi informado como será o funcionamento durante a crise do COVID-19.
O Shopping Rio Sul também divulgou que seguirá as orientações do governador, e ficará com lojas fechadas até o dia 31 de março.
Boa iniciativa, porém , poderiam ajudar os operadores de telemarketing, que estão trabalhando sem nenhuma redução de carga horária e nem assistência por parte do governo e das empresas. Os atendimentos são realizados em salas fechadas .
Boa iniciativa do jornal. Seria interessante ampliar a cobrança em defesa da saúde dos trabalhadores do telemarketing que são obrigados a trabalhar confinados nos call centers.