A reabertura da célebre Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, desde março de 2023, acabou criando um novo ponto de referência no centro histórico do Rio. Situada na tradicional Rua do Ouvidor e seus arredores, a igreja do século XVIII tem atraído fiéis de diversas partes da cidade, além de turistas, principalmente para suas missas realizadas com coral e orquestra aos sábados e domingos ao meio-dia. A irmandade dos comerciantes do Centro tem planos de resgatar diversas tradições agora, na Semana Santa.
As celebrações na igreja têm sido marcadas por uma liturgia preparada, com cânticos, ornamentações decorativas e florais, encantando a todos os públicos. Após anos de esforços para restaurar o templo, incluindo a reativação do relógio da fachada, a restauração dos sinos e ajustes na iluminação interna e externa, a igreja agora se destaca como um ponto de encontro religioso e cultural no coração da cidade.
O próximo Domingo de Ramos, dia 24 de março, promete ser ainda mais especial para a comunidade que vem freqüentando a igrejinha. Uma procissão está programada para iniciar às 12h15, com saída do Arco do Teles, onde será instalado um oratório de época em frente à futura sede do DIÁRIO DO RIO. A procissão, que contará, além dos religiosos, com diversos músicos e cantores que acompanharão a comunidade de fiéis, seguirá em direção à igrejinha, que fica bem na esquina da travessa do Comércio com a Ouvidor.
Durante a procissão, as portas da igreja permanecerão fechadas, enquanto o sacerdote conduzirá um antigo ritual de origem portuguesa e hispânica. Esta prática, ainda hoje realizada na Sé de Braga, em Portugal, consiste em um diálogo cantado entre um coral nas janelas da fachada e o público do lado de fora, até que a procissão seja autorizada a entrar no templo. Os fiéis carregarão as tradicionais palmas que simbolizam o Domingo de Ramos, data que inicia as comemorações da Semana Santa.
Padre Victor Hugo, que presidirá a cerimônia, explica a importância desse momento: “Quando a procissão chegar até a porta principal da igreja, a qual estará fechada, o padre baterá por três vezes na porta com a cruz. Haverá um diálogo cantado entre o padre e o coro que cantará das sacadas da igreja. Trata-se de um antigo rito, ainda hoje realizado em Braga, Portugal. Após este diálogo a porta da igreja se abre, e todos os fiéis adentram a igreja, representando tanto a entrada de Jesus em Jerusalém, quanto sua entrada ressuscitado no céu.” O padre deve falar aos fiéis de uma das sacadas de um prédio histórico, enquanto, nas outras sacadas, o coral cantará uma música sacra. De lá, sairão a pé até a porta do templo construído em 1750.
A escolha do Arco do Teles como ponto de partida da procissão não é aleatória. Além de expressar publicamente a fé, a iniciativa visa abençoar as ruas onde estão os comércios, uma vez que a irmandade dona da igreja tem como objetivo acompanhar espiritualmente os comerciantes locais: a santa que dá nome ao templo é a padroeira dos comerciantes. Além disso, a procissão busca ocupar religiosa e culturalmente as ruas do centro do Rio, contribuindo ainda mais para o processo de revitalização da região, que tem estado lotada aos finais de semana.
Para garantir a segurança e tranquilidade de todos os participantes, haverá policiamento durante toda a procissão e a missa subsequente. Esta iniciativa não apenas resgata uma tradição religiosa e cultural de séculos passados, mas também promove o turismo religioso e contribui para a reocupação e revitalização do centro histórico da cidade. A irmandade promete música erudita cristã de qualidade, e momentos memoráveis. “Todos estão convidados a participar desta tradição histórica que retomamos em nossa Irmandade”, disse a secretária Sylvia Assumpção.
Uma extensa programação para a Semana Santa trará eventos, celebrações e música erudita à Igrejinha dos Mercadores diariamente, começando no dia 24 e terminando no dia 31 com a Missa Solene de Páscoa que será celebrada pelo Bispo Jeremias de Jesus. A programação promovida pela irmandade tem o apoio da Sergio Castro Imóveis, do Palácio da Ferramenta, do DIÁRIO DO RIO e do Shopping Paço do Ouvidor. A Igreja vai divulgar os dias e horários das demais celebrações em seu Instagram @igrejalapadosmercadores .
Serviço (Convite Abaixo):
- Local: Arco do Teles, Centro do Rio de Janeiro (Próximo à Praça XV) , em frente à Travessa do Comércio 2/4/6, e depois caminhada curta, em procissão, até a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores
- Data: Domingo, 24 de março de 2024
- Hora de Início: 12h15