No início do mês passado, mais precisamente no dia 11/06, o carioca Julio Paladino, morador de Vicente de Carvalho, na Zona Norte, professor de Educação Física e escritor nas horas vagas, lançou, de maneira on-line, o livro ”O Chama Negra: Origem”, que mescla ficção científica e aventura em meio ao cotidiano das favelas do Rio de Janeiro.
Na história, Francisco, morador de uma comunidade periférica carioca, assim como a maioria dos habitantes dessa região, sofre com a eterna guerra entre traficantes e policiais, preconceito e falta de recursos básicos como acesso a serviços de saúde. Entretanto, mesmo diante de tantas adversidades, o rapaz tenta transformar sua vida por meio da educação, sonhando em se tornar cientista. E ele também tem amigos com o mesmo sonho: Bruna, por quem o garoto é secretamente apaixonado, e Gabriel, colega de longa data.
A vida do trio começa a tomar mudanças drásticas com uma sucessão de acontecimentos marcantes, sendo o principal deles, por coincidência ou destino, quando Francisco ganhe super-poderes. A partir disso, ele precisa aprender a lidar com sua nova identidade, salvar seus amigos e, se possível, arranjar um emprego.
Segundo o autor do livro, a inspiração para o enredo veio de seu gosto pessoal por super-heróis e de sua vivência morando próximo a comunidades da cidade.
”Sempre fui muito fã de histórias de super-herói e outras ‘nerdices’, como Senhor dos Anéis e Star Wars. Então, pensei: ‘Por que não criar meu próprio herói?’. E teria que ser um que representasse o cidadão brasileiro, principalmente a vida nas comunidades cariocas, das quais eu sempre morei perto. O livro aborda temas polêmicos como preconceito, opressão do tráfico, violência policial e moradores em situação de rua. Tenho certeza que o leitor vai se emocionar em vários momentos”, diz Julio Paladino.
Atualmente, ”O Chama Negra: Origem” está disponível apenas como e-book, à venda no site Amazon por R$ 9,99 (quem possui assinatura do Kindle Unlimited não precisa pagar). Em breve, será lançado o livro físico e, posteriormente, o autor promete que a história terá continuações.
[…] No último dia 25/07, você leu aqui no DIÁRIO DO RIO sobre um livro escrito por um professor do Subúrbio da capital fluminense que, mesclando ficção científica e aventura, retrata a história de um jovem morador de uma favela carioca que, diante das dificuldades do dia a dia, acaba…. […]
O livro tem uma linguagem simples e muito interessante. Cada capítulo apresenta uma novidade e nos deixa com gostinho de quero mais. Muito fácil de ler em um só fôlego.
As abordagens feitas aos temas atuais, fazem do livro um excelente manual para boas discussões nas aulas de Sociologia, Filosofia e História.
Meus parabéns ao autor, que precisa perseverar e crescer sempre para ficar cada vez melhor.
Boa iniciativa do professor! O estímulo à leitura deve ser feito por temas que interessem aos jovens e adolescentes, com uma linguagem objetiva e lúdica, como foi feito nesse livro.
Boa iniciativa do professor! O estímulo à leitura deve ser feito por temas que interessem aos jovens e adolescentes, numa linguagem objetiva e lúdica, assim como a desse livro.
Que maneiro, de grande valia esse livro! Uma forma de mostrar esperança aos pequeninos! ???
Que legal! Um livro que conta a realidade dos cariocas e sobretudo do cotidiano das comunidades.