Professores da rede estadual de ensino do RJ serão treinados pela PM visando maior segurança nas escolas

Programa de treinamento do Governo do Estado será lançado nesta quarta (10) em Duque de Caxias, cidade que será utilizada como ''piloto'' no projeto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de agentes da Patrulha Escolar da PMERJ - Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (10/05), será lançado pelo Governo do Rio de Janeiro um programa de treinamento de gerenciamento de risco para professores da rede estadual de ensino. O evento acontece às 9h, em Duque de Caxias, na Baixada, cidade que será utilizada como ”piloto” no projeto. Trata-se de uma parceria das secretarias de Educação e de Polícia Militar para tentar reforçar a segurança nas escolas públicas em todo o território fluminense.

”O treinamento dos profissionais de educação pela PMERJ vem se somar a outras iniciativas que nós estamos fazendo para aumentar a segurança dos estudantes e dos educadores. O Comitê Intersetorial de Segurança Escolar está trabalhando ainda em outros projetos, como o aplicativo ‘Rede Escola’, que permitirá a comunicação imediata entre a comunidade escolar e a Polícia Militar. Como tenho reiterado, a educação é nossa prioridade”, destacou o governador Cláudio Castro.

Vale ressaltar que, inicialmente, serão treinados cerca de 450 professores de Duque de Caxias. ”O treinamento é para que os profissionais saibam como agir em um primeiro momento, em situações de conflito ou crise, antes da chegada da Polícia Militar à escola. A iniciativa faz parte das ações integradas de segurança e cultura de paz determinadas pelo governador Cláudio Castro”, complementa, por sua vez, a secretária de Educação, Roberta Barreto.

As aulas, que posteriormente se estenderão aos profissionais de colégios municipais, serão ministradas por policiais militares da Patrulha Escolar e do Comando de Operações Especiais da corporação.

Advertisement

”Montamos uma excelente equipe de policiais militares para atuar como instrutores no ciclo de formação de servidores da rede de ensino. Vamos transmitir os conhecimentos necessários para lidar com situações de crise até a chegada da polícia. Nosso treinamento é baseado em protocolos internacionalmente consagrados”, conclui o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, secretário estadual de Polícia Militar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Professores da rede estadual de ensino do RJ serão treinados pela PM visando maior segurança nas escolas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui