Em julho de 2022 os trabalhadores da Região Norte/Noroeste do Estado do Rio de Janeiro ganharam 5 unidades do Café do Trabalhador, sendo elas Campos dos Goytacazes – Centro e Guarus, Santo Antônio de Pádua, Itaocara e Macaé. Com mais de R$8,4 milhões investidos pelo estado, no último sábado (20/07) as unidades completaram 2 anos de existência com mais de um milhão de kits oferecidos a população.
Com apenas R$0,50 o kit do Café do Trabalhador oferece um pão com manteiga, café, com leite ou sem, e uma fruta. Ao todo são 46 unidades do programa em 38 municípios do estado do Rio.
“As pessoas precisam fazer quatro refeições diárias. Temos três programas consolidados na gestão, como o Café do Trabalhador, os Restaurantes do Povo e o RJ Alimenta. Estamos levando a primeira refeição do dia para quem mais precisa a preço simbólico e isso faz muita diferença na vida de quem sai cedo para trabalhar ou estudar”, pontuou o Governador do Rio, Cláudio Castro.
As unidades de Campos dos Goytacazes, no Centro e em Guarus, Santo Antônio de Pádua, Itaocara e Macaé oferecem juntas 2 mil kits diários, e com isso, em 2 anos atingiram a marca de 1.036.000 kits
Gerido e idealizado pela Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o Café do Trabalhador busca oferecer a primeira refeição do dia a preço simbólico para trabalhadores e trabalhadoras que vivem em insegurança alimentar. Além do café da manhã A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social possui outros dois programas de combate à insegurança alimentar, o Restaurante do Povo e o RJ Alimenta.