Programa de alfabetização para jovens e adultos abre inscrições em diversos bairros do Rio

Iniciativa gratuita oferece material didático completo e aulas com estudantes e docentes da Estácio; Vagas estão abertas até dia 12 de agosto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos
Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos já formou mais de 1.700 alunos. Reprodução: Divulgação/ Estácio de Sá.

Na próxima segunda-feira (12/08), será lançada mais uma edição do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs, em parceria com a universidade Estácio. A ação é gratuita, e os alunos receberão todo o material didático necessário para as aulas. Até o momento, cerca de 1.700 pessoas, com idades entre 30 e 70 anos, já foram atendidas.

A iniciativa visa combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades ao redor das instituições de ensino do grupo Yduqs. O projeto procura estimular a cidadania dos participantes e melhorar suas oportunidades no mercado de trabalho.

A coordenadora do programa, Alexandra Borges, que atua há cerca de quatro anos, informou ao Jornal O Globo que lidera as 14 unidades de alfabetização. Após uma pausa forçada durante a pandemia, ela destaca que o programa retornou com vigor total.

“Para mim é um misto de sentimentos acompanhar a trajetória desses alfabetizandos, conhecer as histórias que os impediram de ler e escrever e participar da realização desse sonho. Eu me sinto muito grata e aprendo muito mais com eles vendo a força de vontade, a forma como cada um enfrenta as suas dificuldade e a leveza com que levam a vida”, comenta a coordenadora.

A iniciativa oferece dois módulos de ensino. No primeiro, o objetivo é capacitar os alunos a ler e escrever pequenos textos com compreensão e resolver problemas matemáticos básicos. Já o módulo II foca no aprimoramento da leitura, interpretação crítica de textos e escrita. Cada etapa do programa tem duração de quatro a cinco meses e inclui cerca de 33 encontros.

A metodologia, desenvolvida internamente, busca aumentar a autonomia dos participantes para atividades cotidianas, como utilizar o transporte público, realizar transações bancárias, compreender prescrições médicas e aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis atualmente.

Os estudantes matriculados terão aulas com alunos dos cursos de licenciatura da Estácio, incluindo Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática, além da participação do corpo docente da instituição. As aulas, com duração de três horas cada, ocorrem duas vezes por semana. As inscrições para o projeto podem ser feitas através deste link.

O programa está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 4 da ONU, que visa garantir a alfabetização de todos os jovens e uma proporção significativa dos adultos.

SERVIÇO

 Locais onde as aulas serão realizadas no Rio de Janeiro:

Estácio Via Brasil (Zona Norte)

  • Endereço: Rua Itapera, 500 – Irajá.

Estácio Ilha do Governador (Zona Norte)

  • Endereço: Estrada do Galeão, 6.774 – Shopping Aldeya Bay Mall.

Estácio Nova América (Zona Norte)

  • Endereço: Av. Pastor Martin Luther King Jr., 126, Shopping Nova América Outlet – Del Castilho.

Estácio R9 (Taquara/Zona Oeste)

  • Endereço: Rua André Rocha, 838.

Estácio Nova Iguaçu (Baixada Fluminense)

  • Endereço: Rua Oscar Soares (antiga Plínio Casado), 1.466 – Centro de Nova Iguaçu.

Estácio Queimados (Baixada Fluminense)

  • Endereço: Rua Doutor Eloy Teixeira, 165,2º Andar – Centro.

Estácio São Gonçalo (Alcântara/Região Metropolitana)

  • Endereço: Rua Manoel João Gonçalves 410 – Alcântara.

Estácio Duque de Caxias (Baixada Fluminense)

  • Endereço: Rua Major Correia de Melo, 86.

Estácio Teresópolis (Região Serrana)

  • Endereço: Rua Nilza Chiapeta Fadigas, nº 488 – Várzea.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Programa de alfabetização para jovens e adultos abre inscrições em diversos bairros do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui