A Suíça também está entre as 52 casas temáticas que o Rio de Janeiro receberá durante a Rio 2016, a casa que ganhou o nome de Baixo Suíça, fica no Campo de Beisebol da Lagoa, perto do Corte Cantagalo, abriu na segunda-feira, dia 1º de agosto, e foi a primeira casa de hospitalidade a abrir para os Jogos de 2016. No Dia Nacional da Suíça, o público teve acesso a todas as atrações da casa, que durante a Copa do Mundo de 2014 foi eleita o melhor “public viewing” e, apenas no primeiro dia, recebeu mais de quatro mil pessoas.
Entre as atrações que a casa terá todo o dia está o churrasco suíço, que no primeiro dia serviu mais de 100 kg de queijo reclete, a pista de patinação no gelo. Além do globo de neve gigante e a gôndola giratória. Mas não é só isso, o Baixo Suíça segue com uma programação intensa até o dia 18 de setembro e totalmente gratuito ao público.
Programação Cultural
De 5ª a domingo durante todo o período em que a casa estará aberta (01/08 a 18/09) haverá DJs no Swissando Lounge Club (de 5ª a sábado, até às 2h) e Swissando Sunset Lounge (aos domingos, até às 22h). Nos dias 1 e 6 de agosto, haverá shows do suíço brasileiro Marc Sway que fez parte da bancada de jurados do The Voice Switzerland.
Até 4 de agosto haverá duas apresentações diárias do Orbital Choir, do Conservatório Superior de Música de Lausanne, que mistura música, mecânica e acrobacias. Este projeto suíço tem o apoio da Escola Nacional de Circo e a participação de artistas brasileiros na equipe acrobática.
Nos dias 6 e 13 de agosto haverá um live painting de grafite com as vaquinhas do artista ACME. No dia 6 também estará no Baixo Suíça o presidente do país, Johann Schneider-Ammann.
Dia 10 de agosto tem show do Bastian Baker, mais conhecido como Justin Bieber Suíço.
27 de agosto, acontecerá uma apresentação de dança, nos horários 11h e 13h. A apresentação faz parte do festival anual que existe desde 1988. O grupo conta com a performance de diversos artistas de dança contemporâneos e a turnê nacional começará após a apresentação no Rio.
28 de agosto, term apresentação do filme ‘Free to Run’, que será a primeira apresentação do filme na América Latina. Além disso, palestra com Marcio Puga + corrida com inscritos.
No dia 30 de agosto é a vez de uma vernissage do artista Michael von Graffenried, chamada Changing Rio. A vernissage apresenta sinergia com o livro de Jean-Jacques Fontaine, Rio, cité réinventée e terá workshop e debate. O Instituto Moreira Salles inaugurará sua exposição no dia 01 de setembro e ficarão até o dia 3. No dia primeiro, terá um workshop sobre o trabalho e a vida de Georges Leuzinger, pioneiro suíço de fotos panorâmicas no Brasil.
Dia 04 de setembro haverá apresentação do filme ‘Schellen-Ursli’.
Nos dias 14 e 17 de setembro acontece um workshop com Thomas Rohrer para a escola municipal Edna Poncioni Ferreira (no dia 14) e aberto ao público, sob inscrição, no dia 17. O workshop é musical e visual para crianças entre 6 e 12 anos em parceria com escolas locais. A partir de um filme de animação suíça em silêncio, as crianças irão imaginar uma trilha sonora. Com duração de aproximadamente 3 horas, no final terá uma apresentação para os pais e outros convidados.
Palestras
6 de agosto acontece recepção ao Presidente da Suíça, Johann Schneider-Ammann.
Nos dias 7 e 8 de agosto, será apresentado o Cybathlon que pode ser bem interessante para quem trabalha com atletas com deficiência. Pessoas com deficiências físicas irão competir lado a lado em seis modalidades diferentes, utilizando as mais recentes tecnologias assistivas.
Dia 8 de agosto também será o Energy Day, o Baixo Suíça será transformado em uma “casa de energia” coletiva, que convida visitantes e especialistas a descobrir, apresentar, debater produzir e economizar energia em vista de alcançar um objetivo comum.
No dia 15 de agosto acontece uma conferência chamada Sport as Business que debaterá o ambiente de negócios globalizado em torno do esporte e suas implicações legais.
17 de agosto, conferência de imprensa Athletissima com o objetivo de apresentar jornalistas e atletas locais.
ias 9, 10 e 11 de setembro, seminários sobre projetos de reabilitação física através do esporte para pessoas com deficiência.