O Deputado Carlos Minc fez um projeto de lei pedindo o tombamento de preservação do bem situado na Rua da Alfândega, 05, no Centro do Rio de Janeiro. O edifício onde atualmente funciona a Escola de Cinema Darcy Ribeiro foi construído em 1914 e compõe um importante acervo arquitetônico e cultural da cidade
O prédio, na época de sua construção, era propriedade do Banco Germânico da América do Sul. Em 1943, foi confiscado pela União, durante a Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil se posicionou a favor dos Aliados. Essa foi uma das medidas contra a Alemanha adotadas pelo governo de Getúlio Vargas, cassando a autorização de funcionamento do Banco Germânico por meio do Decreto Lei nº 4.612, de 24/08/1942. O prédio foi incorporado ao patrimônio nacional pelo Decreto Lei nº 5.992, de 12/11/1943, e foi cedido à Prefeitura do Rio de Janeiro.
Anos depois, a União disponibilizou o edifício para uso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. O espaço foi utilizado por eles até 1993, quando foi desativado. Em janeiro de 2000, o edifício foi cedido pelos Correios, por meio de patrocínio, ao Instituto Brasileiro de Audiovisual para abrigar a Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Atualmente, os Correios entraram com ação de despejo contra a escola, mas o processo ainda está em andamento.