Na tarde desta terça-feira 06/06, será votado, em segunda discussão, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o Projeto de Lei 64/2023, de autoria da deputada estadual Verônica Lima, que inclui o Dia da Resposta Histórica contra o Racismo no Futebol no Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
“A aprovação, em segunda discussão, do Projeto de Lei 64/2023, do Dia da Resposta Histórica, representará uma grande conquista e uma demarcação firme de posição do poder público contra todas as formas de discriminação racial no Futebol. Essa é uma luta urgente, que tenho pautado com força aqui no parlamento, nas ruas e nas redes”, afirmou a deputada Verônica Lima.
Já nesta quarta-feira 07/06, será votado na casa legislativa o Projeto de Resolução 148/2023, que concede a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pelo Parlamento Fluminense, ao jogador Vinícius Júnior, também de autoria da deputada (Projeto de Resolução 148/2023).
Com grande destaque na trajetória profissional, o atleta vem sendo destaque da seleção brasileira e protagonista no Real Madrid, time espanhol com o qual venceu a Liga dos Campeões da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) em 2022.
Além do brilho dentro de campo, Vini Jr., como é carinhosamente chamado, também é um craque na luta contra as desigualdades e preconceitos. Ele é fundador e presidente do Instituto Vini Jr., que faz um trabalho fundamental no fortalecimento da educação pública de qualidade através da tecnologia e do esporte e beneficia crianças de 6 a 10 anos de idade.
Desde que foi jogar no exterior, em 2021, Vinicius Júnior vem sofrendo inúmeros ataques racistas. O caso mais recente ocorreu no dia 21 de maio, durante o jogo do Real Madrid com o Valencia, em que o atleta mais uma vez foi vítima de racismo em uma partida da LaLiga e ainda acabou expulso de campo. Mas ele não se curvou e mais uma vez levantou sua voz contra o preconceito.
“Que o Vinícius Júnior é um craque de bola todo mundo já sabe. Agora, além disso, estamos reconhecendo a sua importância também fora das quatro linhas, com seu trabalho através do Instituto Vini Jr, que dá suporte escolar para crianças de 6 a 10 anos fortalecendo a defesa de uma educação pública de qualidade, além da sua incansável luta contra o racismo. Diante disso, a aprovação dessa Medalha Tiradentes, a maior comenda do parlamento estadual”, comentou a parlamentar