Projeto inovador com estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro vira série no Canal Futura

Dirigido por Paulo Dary, o programa conta com a apresentação de Fábio Porchat e mostrará ações de alunos do ensino médio de quatro escolas, selecionadas em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc-RJ)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Diante do poder transformador e de sua excelência como iniciativa educacional, o projeto Desafio nas Escolas, idealizado pela Araucária Agência Cultural, que mostra iniciativas inovadoras de estudantes da rede pública de ensino no Rio de Janeiro, estreia como série televisiva, neste mês de março, com exibição no Canal Futura e no Globoplay.

Dirigido por Paulo Dary, o programa conta com a apresentação de Fábio Porchat e mostrará ações culturais e artísticas de alunos do ensino médio de quatro escolas estaduais do Rio, selecionadas em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc-RJ), para solucionar questões encontradas nas instituições onde estudam, transformando a realidade do ambiente escolar. Em cada episódio, o ator e humorista propõe um desafio aos alunos, após visitar as escolas e conhecer a realidade de cada uma. Ele também acompanha todo o processo de ação dos estudantes para cumprir com a missão. O objetivo do programa é despertar o senso social na comunidade estudantil.

“Estou adorando essa troca com os alunos da rede pública e a oportunidade de descobrir talentos entre os jovens que, muitas vezes, desconhecem seu potencial. Aprendo e me divirto a cada episódio do programa”, ressalta Fábio Porchat.

Desta forma, o Desafio nas Escolas acaba sendo não só uma forma de superação das questões que a rede pública de ensino enfrenta, como também um incentivo para aproximar mais os alunos da escola, promover o espírito de coletividade entre eles e identificar vocações nos estudantes, que começam a se preparar para entrar na universidade.

Advertisement

“É muito bom ver como os alunos se sentem valorizados e como encaram os desafios. Fazer parte desta projeto inovador e promover essa experiência aos estudantes é especial. A sensação de pertencimento e lugar de fala dada aos jovens fazem toda a diferença”, ressalta o diretor do programa, Paulo Dary, que também coordena outros projetos na Araucária Agência Cultural. Criada em 2009, a agência desenvolve iniciativas socioculturais com objetivos conectados a transformações sociais, utilizando as artes como ferramenta de execução e a cultura como base para o pensamento de suas ações.

No Instituto de Educação Sarah Kubitschek, em Campo Grande, por exemplo, os alunos organizaram o primeiro festival de música da escola e ganharam novos instrumentos que ficaram de legado para as aulas de música. No Colégio Estadual Jornalista Maurício Azedo, no Caju, os estudantes transformaram uma sala desativada da escola em uma novíssima sala de teatro e criaram uma peça para apresentar no novo espaço. No Colégio Estadual João Alfredo, em Vila Isabel, os alunos criaram uma Semana de Arte Moderna na escola, com manifestações artísticas que resgaram a história do local de ensino, fundada nos tempos do Império e tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio. E no Colégio Estadual Walter Orlandine, foi montada uma Feira de Profissões para orientar os estudantes na escolha da carreira, com painéis sobre profissões de diferentes áreas.

Produzido pela Araucária Agência Cultural, o programa Desafio nas Escolas contará também com a presença de um convidado especial que tenha alguma ligação com a proposta, para trocar experiências com a turma. Entre eles estão os atores Rodrigo Lombardi e Babu Santana, a ex-BBB e médica Thelminha e o MC Estudante.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto inovador com estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro vira série no Canal Futura
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui