Projeto prevê que motorista possa pagar multas em blitz para não ter carro rebocado

Projeto do deputado estadual Bruno Dauaire determina que Detran ofereça meios para facilitar o pagamento durante a operação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução | Internet

Motoristas com pendências no Detran-RJ que forem parados em blitz de trânsito poderão ter a chance de quitar suas multas durante a operação para evitar que o veículo seja rebocado a um depósito. A ideia é do deputado estadual Bruno Dauaire (PSC), que apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa (Alerj) para implementar a medida.

Batizada de “Programa Veículo Legal”, a proposta determina que, nas ações de fiscalização, o Poder Público disponibilize equipamentos ou ferramentas que possibilitem ao condutor quitar débitos ou pendências financeiras existentes no prontuário do veículo, facilitando o pagamento para os motoristas.

O Detran está com alta demanda de serviços e com dificuldade de atualizar a demanda. O Programa Veículo Legal diminui a burocracia, favorecendo proprietários, que poderão quitar pendências de forma rápida por transferência ou até mesmo máquina de cartão, evitando ter dor de cabeça e custos com diárias de depósito”, defende Dauaire.

A medida não terá validade quando a autoridade constatar, como irregularidade, veículos envolvidos em ilícitos policiais ou com pendências judiciais. Se a lei for aprovada e sancionada, o texto prevê que o Programa Veículo Legal deverá ser implementado em até seis meses. Para o parlamentar, a iniciativa também será vantajosa para o Estado.

“Não há impedimento, já que a matéria não trata de regras de trânsito. E, além disso, a cobrança simplificada vai beneficiar o Estado com maior arrecadação”, afirma o autor, Bruno Dauaire.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto prevê que motorista possa pagar multas em blitz para não ter carro rebocado

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui