É uma constante no Rio de Janeiro, choveu é igual a alagar. O povo joga lixo na rua, a Prefeitura do Rio não limpa o bueiro ou não fiscaliza obras que colocam terra na calçada, vem a chuva e lá vamos nós procurar nossos barcos e canoas.
Por isso se torna item de primeira necessidade o post do blog Lista 10.
O Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) avaliou a capacidade de transposição de alagamentos de 29 carros comercializados no Brasil. O índice classifica os veículos de acordo com os riscos de pane de cada um, por meio de estrelas que vão de zero até cinco, sendo o último o melhor no quesito a resistência em alagamentos.
Ou seja preciso comprar um Renault Fluence que sai entre R$ 57.859 e R$ 79.370. Bem, não dá para ter agora mas quem sabe na frente? O carro ganhou 5 estrelas do CESVI. Já o pior para eles foi o Fiat Palio Fire, que levou apenas uma estrela.
No meu caso não fiquei nem lá, nem cá, meu carro ganhou 2,5 estrelas e é o 9º pior para alagamentos, é o Fiat Uno Novo. Mas como o meu é um pouco mais alto deve dar para passar por uma poça.
Abaixo a lista completa retirada do Lista 10:
- Renault Fluence: 5 estrelas
- Renault Duster: 4
- Chevrolet Cobalt: 4
- Citroën C4 Picasso: 4
- Citroën C4 Hatch: 4
- Citroën Novo C3 Hatch: 3,5
- Peugeot 308: 3,5
- Ford New Fiesta Sedan: 3,5
- Nissan Versa: 3,5
- Fiat Bravo: 3,5
Piores:
- Fiat Palio Fire: 1
- Fiat Mille: 1
- Chevrolet Celta: 1,5
- Chevrolet Corsa Hatch: 1,5
- Chevrolet Prisma: 1,5
- Chevrolet Onix Hatch: 2,0
- JAC J3 Hatch: 2,5
- Nissan March: 2,5
- Fiat Novo Uno: 2,5
- JAC J3 Turin: 2,5