Queda de palmeira imperial interdita trecho da Praia da Bica, na Ilha do Governador

Até o momento, não há informação sobre feridos. O DIÁRIO DO RIO denunciou a falta de conservação e a proliferação de pragas nas árvores na Ilha do Governador

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto enviada por leitor do Diário do Rio

A queda de uma palmeira imperial na Praia da Bica, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, interdita o trecho na altura da Avenida Francisco Alves, na tarde deste sábado (06/05). A árvore caiu sobre a fiação, deixando muitas residências do entorno sem luz. A Polícia Militar, funcionários da Light, Comlurb e agentes da Guarda Municipal foram acionados. Até o momento, não há informação sobre feridos.

O trânsito na região foi interditado por viaturas da polícia. O Centro de Operações da Prefeitura recomenda que os motoristas que estão indo no sentido Cacuia sigam pela Praça Jerusalém. Já quem vai para o Aeroporto do Galeão deve pegar a Babaçu.

Tragédia anunciada

Em dezembro de 2021, o DIÁRIO DO RIO já havia denunciado a falta de manutenção com as palmeiras imperiais da Ilha do Governador. Segundo moradores, cupinzeiros estavam se formando em volta de várias palmeiras, o que poderia comprometer a estrutura das árvores.

Na ocasião, o engenheiro e morador da ilha, Wagner Victer enviou à Fundação Parques e Jardins um documento relatando a situação.

Advertisement

É muito importante que se faça um levantamento urgente desse conjunto de Palmeiras e que se adote um programa de preservação desde a base, onde os canteiros estão plantados muitas vezes impermeabilizados, mas na recomposição de parte das raízes, ou até outras intervenções necessárias para eliminar as pragas e fazer um reforço nesse conjunto de árvores que devem ser preservadas“, diz um trecho do documento.

Wagner Victer: SOS (mais uma vez) palmeiras imperiais na Praia da Bica, na Ilha do Governador

Na época, a Fundação Parques e Jardins, responsável pela adminsitração, arborização e reflorestamento da cidade, afirmou que vinha realizando vistorias nas palmeiras e que, iniciaria em 2022 , um censo arbóreo para a avaliação de todas as árvores do Rio

O DIÁRIO DO RIO pediu um posicionamento da Fundação Parques e Jardins sobre a queda da árvore e a manutenção das palmeiras imperiais, mas até a publicação desta matéria, mas ainda não obteve retorno. O espaço está aberto para as considerações.

Palmeiras Imperiais

As famosas palmeiras da orla da Praia da Bica, e também as que estão na Rua Uçá e na Rua Jorge Lima, são do final da década de 1920. As espécies foram plantadas em 1928, no momento que se inicia a urbanização do bairro Jardim Guanabara. Em 2016 foram tombadas por seu relevante valor histórico e paisagístico.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Queda de palmeira imperial interdita trecho da Praia da Bica, na Ilha do Governador
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Como sempre, as palavras prevenção e manutenção são inexistentes no vocabulário das instituições públicas no Brasil e em particular no RJ.
    Espera-se sempre a tragedia acontecer para fazer alguma coisa.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui