Quem são os vice-prefeitáveis de Eduardo Paes em 2024?

Adilson Pires, Carlo Caiado, Daniel Soranz, Eduardo Cavaliere, Pedro Paulo, Rodrigo Abel e Tainá de Paula, quem será o vice de Eduardo Paes em 2024?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Eduardo Paes discursando observado por delegação portuguesa antes do Web Summit Rio 2023 - Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

É verdade que ainda falta bastante para a próxima eleição de Prefeito, mas como tudo na política é antecipado e a longo prazo, o que não faltam são especulações sobre quem irá compor a chapa de reeleição de Eduardo Paes. A única coisa certa no meio disso tudo, é que Nilton Caldeira, o atual Vice-prefeito, não vai continuar no cargo. Do mesmo partido que Jair Bolsonaro, o PL insiste em lançar candidatura própria, contra o atual alcaide, inviabilizando a manutenção de Caldeira. Mas tudo bem, provavelmente o time dele já vai ganhar o Campeonato Brasileiro este ano, duvido que se preocupe com isso.

Com isso, vamos elencar abaixo alguns nomes que surgem nas bolsas de apostas cariocas, obviamente alguns com mais e outros com menos chances, mas todos aí no páreo, prontos para – quem sabe? – se tornarem o Prefeito em 2026. Pra bom entendedor… aos nomes!

Adilson Pires
Filiado ao PT e atual Secretário de Assistência Social, ele já foi Vice-prefeito no segundo mandato de Paes (2012-2016). A seu favor, pesa o fato de compor a chapa com outro partido, garantindo maior governabilidade, mas pesando contra está, também o fato de ser outro partido – além de já ter ocupado a cadeira antes.

Carlo Caiado
O nome preferido de 9 entre 10 vereadores, Caiado é o atual Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, onde vem exercendo uma brilhante gestão de economia e otimização de recursos públicos. O que não lhe falta é experiência política, já que está no seu quinto mandato e é querido por todos seus colegas. Pesa contra seu nome o fato de ser apenas um aliado de Paes e não do seu núcleo duro, propriamente dito.

Advertisement

Daniel Soranz
Atual Secretário Municipal de Saúde e Deputado Federal pelo PSD, Soranz foi o mais votado do partido na eleição de 2022 e goza de alta popularidade, colocando a saúde pública para funcionar e acessível a todos. Mas, apesar disso tudo, já negou o convite para ser Vice uma vez, em 2020. Seu sonho mesmo é ser Ministro da Saúde. Será que dessa vez ele aceitaria?

Eduardo Cavaliere
Deputado Estadual e atual Secretário Municipal da Casa Civil, já foi Secretário Municipal de Meio Ambiente na primeira metade da atual gestão e é o menino dos olhos de Paes. A ele deu o poder da caneta da poderosa Casa Civil e acompanha o Prefeito em praticamente todas as suas agendas, além de dar entrevistas sobre temas que não lhe são afetos. Ou seja, está tentando construir a sua viabilidade. Contra Cavaliere pesa o fato de ser muito jovem – apenas 28 anos – e ter colecionado alguns desafetos.

Pedro Paulo
Pedro é o mais próximo do Prefeito, de todos que estão nesta lista. Deputado Federal e já tendo sido seu Secretário de Fazenda e da Casa Civil anteriormente, começou sua carreira ao lado de Paes e é o que mais goza de prestígio e confiança do alcaide. Apesar de competente e inteligente, pesa contra si um inquérito de uma suposta acusação de agressão na ex-esposa, 14 anos atrás, o qual foi investigado e inocentado há oito anos.

Rodrigo Abel
Para mostrar que a política não é matemática, há quem diga que o atual Chefe de Gabinete do Governador Cláudio Castro poderia ser uma boa composição com Paes e, assim, montar uma chapa imbatível, já que teria o apoio da máquina do Governo do Estado. Abel, que começou sua carreira política na Juventude do PT (e sim, hoje trabalha com um governador bolsonarista) é uma águia e sabe fazer política como poucos. Mas seu sonho mesmo é ir para o Tribunal de Contas do Estado, algo que, dizem as más línguas, já está apalavrado com Cláudio Castro.

Tainá de Paula
A única mulher da lista é a vereador petista e atual Secretária Municipal do Ambiente e Clima. Sem dúvida daria a chapa o verniz progressista que muitos desejam, afinal, além de ser a única mulher, é também a única pessoa negra. Apesar disso, tem contra si alguns pontos, como ser do PT e acreditar em elfos (não entendeu? Clique aqui). Além disso, parece ter se encantado com o poder da caneta do Executivo, um pecado mortal para qualquer político. Era melhor que tivesse continuado como Vereador, para ela e para o Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quem são os vice-prefeitáveis de Eduardo Paes em 2024?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui