A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) se destacou com seis professores entre os melhores cientistas do mundo, conforme classificação internacional feita pelo portal acadêmico “Research.com”. No total, 980 profissionais brasileiros foram mencionados na lista divulgada em junho deste ano.
Nesta edição, a Uerj está representada por dois professores do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Ibrag): Leonor Gusmão, do Departamento de Ecologia, na área de Genética;,e Carlos Frederico Duarte Rocha, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal, na seção de Ecologia e Evolução; e por quatro do Departamento de Epidemiologia do Instituto de Medicina Social (IMS): Evandro Silva Freire Coutinho, Claudia de Souza Lopes, Eduardo Faerstein e Michael Eduardo Reichenheim, todos na categoria Ciências Sociais e Humanidades.
A avaliação de cada pesquisador é feita a partir da quantidade de artigos publicados e de citações de seu trabalho por outros autores. De acordo com a plataforma, o objetivo da lista é fornecer ferramentas para que toda a comunidade científica conheça os principais especialistas em cada área de estudo.
Para realizar a seleção, foram combinados dados bibliométricos de várias fontes, como OpenAlex e CrossRef. As informações foram coletadas em dezembro de 2022. O ranking completo pode ser consultado em: https://research.com/