Recorde histórico: Rio já registrou mais de 300 casamentos homoafetivos em 2024

Também alcançou o marco de 980 casamentos homoafetivos e 224 alterações de gênero no ano passado, segundo IFec RJ e Registro Civil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Agência Brasil

Nesta sexta-feira (28/06), data marcada pelo Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o Rio de Janeiro celebra números que refletem avanços na igualdade e na inclusão. Nos primeiros cinco meses de 2024, foram oficializados 328 casamentos homoafetivos na cidade, destacando um aumento na formalização de uniões entre casais do mesmo sexo.

De acordo com dados do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) e do Portal da Transparência do Registro Civil, o ano de 2023 registrou um recorde histórico, com 980 casamentos homoafetivos e 224 alterações de gênero, representando um crescimento de 8,8% nos casamentos e de 21,1% nas mudanças de gênero em comparação com o ano anterior, consolidando uma tendência de crescimento contínuo desde 2013, quando a regulamentação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu as bases para reconhecimento desses direitos.

O total de 162.637 novos registros civis no Rio de Janeiro em 2023 reforça a importância das políticas inclusivas e do avanço dos direitos civis para todos os cidadãos, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero.

 “Os números de registros de casamento e alteração de nome e gênero em cartório demonstram um marco importantíssimo para essa classe que luta tanto pelos seus direitos. Fazer parte do Registro Civil e acompanhar essa evolução é simplesmente fantástico.” destaca Alessandra Lapoente, presidente da Arpen/RJ.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Recorde histórico: Rio já registrou mais de 300 casamentos homoafetivos em 2024

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui