Região Oceânica de Niterói ganha parque com foco em cultura e preservação ambiental

Com investimento de R$ 100 milhões, o maior projeto de soluções baseadas na natureza do Brasil oferece áreas de lazer, ciclovia e o Centro EcoCultural para moradores e visitantes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O novo espaço integra cultura e meio ambiente. Foto: Divulgação/Prefeitura de Niteroí

No último sábado (21/09), a Prefeitura de Niterói entregou à população o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP), localizado às margens da Lagoa de Piratininga. O espaço, que promete se tornar um novo centro ecológico, cultural e esportivo, é voltado para moradores e visitantes da região.

Com um investimento de R$ 100 milhões, o Parque Orla é o maior projeto de soluções baseadas na natureza no Brasil, com foco na preservação ambiental e no tratamento das águas da lagoa. Além de prevenir o assoreamento e reduzir a poluição, o parque ocupa uma área de 680 mil m², contando com 8 píeres, mirantes e 17 praças, sendo duas centros esportivos. O local dispõe ainda de quase 10 km de ciclovia, áreas de lazer e um centro cultural destinado à educação ambiental e exposições técnico-científicas.

O POP também abriga o Centro Ambiental EcoCultural Sueli Pontes, que oferece uma vista privilegiada do Corcovado, Cristo Redentor e Pedra da Gávea. Pioneiro na cidade, o centro foi projetado para promover a conscientização sobre a preservação do ecossistema local. Voltado especialmente para crianças e jovens, o espaço contará com recursos tecnológicos e exposições interativas para facilitar o aprendizado.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito de Niterói, Axel Grael, acompanhado de sua esposa, Christa Vogel Grael, destacou a importância do Centro EcoCultural como parte essencial do parque. “O Centro EcoCultural integra um esforço maior, o Parque Orla Piratininga, que já possui iniciativas inovadoras e premiadas no Brasil e no exterior. Este espaço é pioneiro no município e ajudará a disseminar a importância do ecossistema da Lagoa e a necessidade de sua preservação”, afirmou Grael, conforme noticiado pelo jornal O Dia.

O novo espaço cultural é uma homenagem à arquiteta e ambientalista Sueli Pontes, falecida em 2020. “Minha família vive no Tibau, onde minha mãe morou desde os 11 anos. Estamos muito honrados e emocionados com essa homenagem. É o reconhecimento de anos de dedicação dela ao meio ambiente e à Lagoa de Piratininga”, comentou Catarina Pontes, filha de Sueli, que esteve presente na cerimônia com outros familiares.

A entrega do POP e do Centro EcoCultural reuniu secretários municipais, ambientalistas, representantes de associações de moradores, autoridades e artistas, como a atriz Rosamaria Murtinho. Premiado em nível nacional e internacional, o Parque Orla Piratininga é reconhecido pela proteção ambiental e pelo tratamento das águas pluviais, além de colaborar com a recuperação de áreas degradadas.

O Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis funcionará de terça a domingo, das 10h às 18h, apresentando uma nova alternativa de lazer sustentável para a comunidade. O endereço é Avenida Celso Kelly, 378 – Piratininga.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Região Oceânica de Niterói ganha parque com foco em cultura e preservação ambiental

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui