Candidata a prefeita do Rio, Renata Souza (Psol), anunciou neste sábado (31/10), em visita à Vila Vintém, em Padre Miguel, na Zona Oeste, que criará o programa Escola de Portas Abertas e efetivará um modelo de educação integral na rede municipal de ensino. O objetivo, segundo ela, será integrar as políticas de esporte, arte e cultura aos programas de educação e incluir toda a comunidade escolar, formada por alunos, pais, funcionários e professores para a construção de programas educativos.
“Nossa prioridade será investir na qualidade da educação.Vamos transformar as escolas em polos de produção de pensamento crítico, preservação da memória dos bairros e promoção da cultura popular.”, afirmou a candidata.
Renata Souza disse ainda que o Rio tem a maior rede de escolas da América Latina e que pretende fazer com que cada unidade funcione como um vetor de desenvolvimento social da sua região.
“Vamos oferecer do café da manhã até o jantar para os alunos e seus responsáveis, de segunda a sexta. Fora dos horários de funcionamento serão equipamentos culturais abertos aos moradores do bairro, especialmente nos fins de semana.”
As escolas contarão com projetos em parceria com a rede de pontos de cultura, espaços de memória, arenas, areninhas, lonas culturais, anfiteatros e teatros, além de cineclubes populares.
“Vamos reformar as quadras poliesportivas das escolas municipais, pretendemos fazer parcerias com as escolas de samba e criar uma rede municipal de griôs“.
E por que não a dormida, quer dizer, a noite?