O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou, nesta quinta-feira (03/08), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve assinar na próxima semana uma portaria para restringir os voos para o aeroporto Santos Dumont. A medida deve beneficiar o aeroporto do Galeão, que tem registrado número menor de passageiros.
A Prefeitura e o Governo Federal pretendem criar condições para manter a concessão sob controle da Changi, que havia desistido do ativo. A empresa ainda não se manifestou de forma oficial sobre sua permanência.
“Na quinta-feira o presidente [Lula] deve ir ao Rio, está pré-confirmado, a agenda dele é muito dinâmica, e um dos anúncios que vamos fazer é a portaria criando as restrições dos voos do Santos Dumont como já anunciado”, disse Paes.
“Agora, a bola e a luz estão para cima da Changi, para ela fazer o pleito de desistir oficialmente. Até hoje ela não fez”, disse França, a chegar ao Ministério de Portos e Aeroportos para a reunião com Paes.
No ano passado, o Santos Dumont teve 10 milhões de passageiros, enquanto Galeão teve apenas 6 milhões de pessoas passando pelo local. O número foi bem abaixo da sua capacidade que é de mais de 30 milhões.