O estado do Rio de Janeiro gerou 162.486 empregos formais entre novembro de 2023 e outubro de 2024, consolidando sua posição como o segundo estado que mais criou postos de trabalho no país no período. Apenas em outubro, foram abertas 10.731 vagas com carteira assinada, segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Setores em destaque
Entre os setores econômicos avaliados, quatro dos cinco analisados apresentaram saldo positivo em outubro. O setor de Serviços liderou as contratações, com 6.183 novas vagas formais. Outros setores que contribuíram para o resultado foram:
- Comércio
- Indústria
- Construção civil
No recorte por municípios, a cidade do Rio de Janeiro teve o melhor desempenho, com a criação de 7.266 postos de trabalho. Outros destaques incluem:
- São Gonçalo: 681 vagas
- Niterói: 629 vagas
- Duque de Caxias: 544 vagas
- Piraí: 504 vagas
Perfil das contratações
O levantamento também revelou importantes características demográficas das contratações:
- Mulheres ocuparam 74,6% das vagas criadas, enquanto os homens ficaram com 25,4%.
- A faixa etária de 18 a 24 anos teve o maior saldo de vagas.
- A maioria dos contratados possuía Ensino Médio completo.
Políticas públicas impulsionam o mercado de trabalho
O governador Cláudio Castro destacou o impacto das ações do governo na criação de um ambiente favorável para negócios no estado.
“Os esforços do Governo do Estado têm dado resultados positivos na geração de novos postos de trabalho. Estamos empenhados em manter um ambiente de negócios atrativo para empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte,” afirmou o governador.
Para o secretário de Estado de Trabalho e Renda, Felipinho Ravis, os números refletem o sucesso das políticas voltadas para o desenvolvimento econômico.
“Estamos fechando 2024 com ótimos resultados, com o aumento do número de empregos novos gerados e a diminuição do desemprego no território fluminense. É um orgulho contribuir para o desenvolvimento do nosso estado,” ressaltou o secretário.